Primeiros contactos com novo Governo foram "construtivos", diz Comissão Europeia

Porta-voz diz que já houve contactos a "diversos níveis" e foi considerado um sinal positivo o compromisso com as metas orçamentais.

Foto
Comissão Europeia analisa cumprimento das condições do programa de ajustamento Pedro Cunha

A Comissão Europeia está em contacto, "a diversos níveis", com o novo Governo português, que tomou posse na quinta-feira, e as discussões mantidas até agora foram "construtivas", declarou esta sexta-feira uma porta-voz do executivo comunitário.

Questionada sobre se a Comissão já entrou em contacto com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno – depois de, na véspera, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, ter anunciado que o faria "muito rapidamente" –, a porta-voz Mina Andreeva escusou-se a revelar que contactos foram mantidos, limitando-se a dizer que já houve discussões a "diversos níveis".

"Claro que estamos em contacto a diversos níveis com o novo Governo português e já tivemos discussões construtivas até ao momento", disse, durante a conferência de imprensa diária da Comissão.

Relativamente aos assuntos económicos e financeiros em concreto, limitou-se a observar que, "tal como o vice-presidente Valdis Dombrovskis (responsável pelo euro) disse ontem [quinta-feira], é um sinal positivo que as autoridades portuguesas já tenham dito que tencionam respeitar as metas orçamentais" com que Portugal se comprometeu, pelo que a Comissão "encoraja" o novo Governo a prosseguir o mesmo caminho.

O primeiro-ministro, António Costa, terá a sua "estreia" em Bruxelas enquanto chefe de governo já no próximo domingo, por ocasião de uma cimeira extraordinária União Europeia-Turquia sobre migrações, na qual se reunirá pela primeira vez com os restantes 27 chefes de Estado e ou de governo da União Europeia e com os presidentes do Conselho, Donald Tusk, da Comissão, Jean-Claude Juncker, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz.