}

Alive e Paredes de Coura vencem Portugal Festival Awards de 2015

Bons Sons e Milhões de Festa também distinguidos.

Foto
Paredes de Coura foi eleito o melhor festival não urbano PAULO PIMENTA

O NOS Alive e o Vodafone Paredes de Coura voltaram este ano a ser eleitos o melhor festival urbano e não urbano, respectivamente, na terceira edição dos Portugal Festival Awards.

Os prémios foram anunciados na terça-feira à noite numa cerimónia no Cinema São Jorge, em Lisboa, em que o evento de Paredes de Coura (Minho) recebeu ainda a distinção de melhor festival de grande dimensão.

Nas categorias de média e pequena dimensão, os prémios de melhor festival foram para o Bons Sons (Cem Soldos, Tomar) e o Milhões de Festa (Barcelos). Já o Indie Music Fest (Baltar, Porto) foi considerado o melhor microfestival português de 2014.

O melhor festival académico foi a Queima das Fitas de Coimbra, de acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pela organização.

O Vodafone Paredes de Coura foi ainda distinguido em mais duas categorias: melhor cartaz e melhor campismo.

Quanto ao NOS Alive (Algés), recebeu outros três prémios: melhores casas de banho, melhor contribuição para o turismo e melhor comunicação.

Os Portugal Festival Awards premeiam os festivais de música que se realizam em Portugal e distribuem-se por 18 categorias.

Além da votação do público (em http://portugalfestivalawards.pt), os prémios contam ainda com os votos de um júri que inclui, entre outros, Zé Pedro, Tó Trips, Pedro Esteves, Álvaro Costa, Pedro Ramos e Rita Carmo.

Este ano, 140 festivais portugueses de música foram a votos, o que, segundo a organização, representou um recorde a nível de participação.

Em 2014, Paredes de Coura e Alive já tinham sido considerados melhor festival não urbano e urbano pelos votantes.

Em 2013, a primeira edição dos Portugal Festival Awards contou com 60 festivais de música.

Notícia corrigida às 12h: o jornalista Vítor Belanciano não fez parte do júri, ao contrário do que estava noticiado