Frederico Morais ‘cai’ na etapa de Peniche do circuito mundial de surf

Foto
PÚBLICO/Arquivo

O wild-card português Frederico Morais perdeu nesta sexta-feira frente ao norte-americano Brett Simpson nos quartos de final da etapa de Peniche do circuito mundial de surf, por 0,08 pontos.

Na praia de Supertubos, ‘Kikas’, como o atleta é conhecido, conquistou 10,46 pontos (4,93 e 5,53), insuficientes perante Simpson, 34.º do ranking mundial, que somou 10,54 (6,17 e 4,37), na segunda bateria dos quartos de final do Moche Rip Curl Pro Portugal, da 10.ª e penúltima etapa do circuito.

Frederico Morais esteve praticamente todo o heat na dianteira, mas Simpson conseguiu a reviravolta ao surfar uma onda pontuada em 4,37. Na resposta, Kikas, que precisava de 5,62, parecia ter recuperado, tendo ainda esboçado o festejo no fim da onda, mas esta acabou por ser avaliada em 5,53.

Com este resultado, o surfista de Cascais termina a etapa de Peniche entre os quintos classificados, tal como o australiano Joel Parkinson, que foi eliminado no heat anterior pelo brasileiro Filipe Toledo.

Após a qualificação de Simpson para as meias-finais, a organização do Moche Rip Curl Pro Portugal voltou a interromper a competição, agendando uma nova chamada para as 13h45.

Quando for reatada, o wild-card Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores e estreante em provas do circuito mundial, vai disputar o acesso às meias-finais frente ao francês Jeremy Flores, nono do mundo, no terceiro heat.

A outra bateria dos ‘quartos’ vai opor os brasileiros Italo Ferreira a Gabriel Medina, actual campeão do mundo.

O período de espera do Moche Rip Curl Pro Portugal decorre até sábado.