Toyota ultrapassa Volkswagen nas vendas

Impacto da manipulação de emissões ainda não se reflecte nas vendas do grupo germânico.

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REUTERS/Fabian Bimmer

Na luta pelo topo das tabelas de vendas, a Toyota, que no primeiro semestre do ano tinha perdido a posição para a Volkswagen, voltou a assumir o primeiro lugar.

Os dados de vendas dos primeiros nove meses de 2015 publicados nesta segunda-feira mostram que o construtor automóvel japonês ultrapassou o concorrente alemão.

No total, entre Janeiro e Setembro, a Toyota vendeu 7,498 milhões de viaturas a nível global, contra 7,430 milhões da Volkswagen.

Apesar da ultrapassagem, está ainda por perceber o impacto que a manipulação de emissões do grupo germânico terá nas vendas. O escândalo só veio a público no final de Setembro, pelo que só quando forem conhecidas as vendas do quarto trimestre será possível analisar a extensão dos danos nas vendas da Volkswagen.

Apesar de a Toyota ter vendido mais que a Volkswagen, ambas as empresas viram as vendas cair a nível global em igual proporção. Em comparação com igual período do ano anterior, as vendas de cada grupo recuaram 1,5% em termos de unidades.

Para a Volkswagen, o crescimento dos mercados europeu e norte-americano não conseguiu compensar as quedas em países como China e Brasil. Na Europa, o grupo cresceu 3,2%, um ritmo semelhante ao verificado nos Estados Unidos, onde a subida foi de 3,6%.

No entanto, o abrandamento da economia chinesa levou a uma perda de 5,2%. O mesmo aconteceu no Brasil, mas de forma mais acentuada, com as vendas a recuarem 33,4%, em linha com o mercado sul-americano (-25%). As sanções económicas impostas à Rússia ajudam a explicar que, em termos percentuais, foi neste mercado que o grupo alemão mais perdeu, com um recuo de 37,6%.

O fraco desempenho da economia japonesa contribui para queda nas vendas naquele mercado, que caiu 7,8% nos primeiros nove meses do ano. Fora do Japão, verificou-se um ligeiro aumento neste indicador, com as vendas a subir 0,4%. Ao contrário da concorrente, a Toyota não discrimina os resultados por região, fazendo apenas a divisão entre vendas no Japão e no estrangeiro.

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