BMW e Google usam o mesmo nome Alphabet e a alemã não gostou
Há a Alphabet BMW e a Alphabet Google. Receio de confusão entre os consumidores preocupa fabricante automóvel alemã.
“O site www.alphabet.com é propriedade do Grupo BMW, empresa-mãe da Alphabet. A possibilidade de uma violação de marca está a ser analisada”, escreve a BMW num curto comunicado divulgado no site da sua Alphabet.
Como sublinha o New York Times (NYT), não é apenas a BMW a manifestar preocupação sobre a designação idêntica. Em Wall Street, existe também o Alphabet Funds, sendo que há várias empresas registadas que usam o nome Alphabet, com algumas variações. No caso da Alphabet Funds, o seu fundador e presidente executivo já tentou adquirir o domínio alphabet.com no passado mas não teve sucesso. “Estou a ser bombardeado pelos meus investidores e amigos. Estão a enviar-me emails, todos eles, a dizer o mesmo: ‘O Google ficou como teu nome’”, partilhou Jason Adler ao NYT.
Por exemplo, uma empresa de recrutamento e outsourcing em Londres que se chama Alphabet considerou a semelhança “até lisonjeira”. “Muito provavelmente, não estará na nossa agenda um processo [contra o Google] mas se quiserem fazer-nos uma oferta generosa pelo nosso domínio online, vamos certamente considerá-la”, disse um responsável da pequena empresa londrina.
Por outro lado, há empresas com o mesmo nome que receiam ter um feedback negativo. “Fazemos todo o nosso negócio online e o Google pode realmente afectar-nos”, observou Jennifer Blakeley, que dirige a Alphabet Photography, um site que vende fotografias impressas. Mais uma vez, avançar com um processo judicial é uma possibilidade? “Quem processa o Google?”, responde Blakeley.
A questão comum entre quem tem Alphabet como domínio é saber se durante a busca para encontrar um nome para a holding que vai agrupar várias subsidiárias, o Google reparou que o nome já tinha sido utilizado, sendo que a Alphabet da BMW se destaca de imediato. Até agora, o grupo alemão confirmou ao NYT que não recebeu qualquer contacto do Google sobre a utilização do mesmo nome, nem qualquer oferta de compra do domínio online da marca. Esta última hipótese está fora de questão. “Não estamos a pensar vender o domínio”, confirmou uma porta-voz da BMW a partir de Munique, Alemanha.
Com base no que dita o gabinete de patentes e marcas nos Estados Unidos, nada invalida que duas ou mais empresas tenham o mesmo nome na sua designação. Poderá haver incompatibilidades quando isso cria alguma confusão entre os consumidores.
Logo após ter sido conhecido o endereço da nova holding do Google com o mesmo nome, a página associada ao fabricante automóvel ficou inacessível, mas esta quarta-feira já era possível aceder ao site da Alphabet da BMW.
Para já, o Google não faz qualquer comentário sobre a semelhança entre as designações das várias empresas.