PSA investe 48 milhões para novo modelo na fábrica de Mangualde

Produção da furgoneta K9 será partilhada com Vigo.

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A fábrica produziu 194 carros por dia em 2014 Nelson Garrido

O investimento, que é realizado ao abrigo dos novos quadros de fundos comunitários, vai ser feito entre 2016 e 2018, anunciou o grupo nesta sexta-feira. "Este projecto irá consistir na modernização e inovação dos processos produtivos, tornando este centro de produção ainda mais flexível e competitivo", afirmou a PSA, em comunicado. A fábrica irá fazer a furgoneta Citröen K9, que chegará ao mercado em 2018 e que virá substituir os modelos comerciais actualmente feitos em Mangualde. 

O anúncio foi acompanhado por uma visita do ministro da Economia, António Pires de Lima, àquela unidade fabril. O governante congratulou-se com a aposta do grupo francês, que assegura a viabilidade da empresa de Mangualde nos próximos anos. "Vai-se produzir aqui um novo modelo, o K9, a partir de 2018, que vem assegurar a sustentabilidade da unidade. Este investimento dá uma nova visão a esta fábrica, que estava a ser ameaçada", afirmou Pires de Lima, citado pela agência Lusa. "É uma enorme alegria e satisfação que o primeiro anúncio de investimento dentro do novo Quadro Comunitário Portugal 2020, ligado ao regime de incentivos negociais, seja feito precisamente aqui", acrescentou.

O plano de investimento é apresentado um ano depois de a fábrica ter despedido 280 trabalhadores, na sequência da supressão de um turno de trabalho, que tinha sido criado temporariamente, para suprir um excesso de procura pela produção da fábrica de Vigo. Em 2014, a unidade de Mangualde empregava cerca de 780 trabalhadores efectivos e fabricava 194 automóveis por dia, dos quais 93% tinham como destino a exportação. "O grupo PSA confirma o interesse de ter a unidade de Mangualde no seu dispositivo industrial. Após 54 anos de história e mais de um milhão de veículos produzidos, o centro de produção de Mangualde da PSA vê assim confirmada a sua futura actividade", refere o comunicado do grupo. 

 A fábrica tinha já sido elogiada pelo presidente da PSA Peugeot Citröen, o português Carlos Tavares. Depois de ter assumido funções à frente do grupo francês no início do ano passado, com a missão de o resgatar de uma situação financeira difícil, o executivo visitou a unidade de Mangualde e disse ter ficado bem impressionado com a capacidade da fábrica, sublinhando então a capacidade desta para resolver problemas com pouco dinheiro. “É uma fábrica pequena que está muito bem gerida”, afirmou na altura

Com o modelo K9, o plano passa também pela incorporação de mais produção portuguesa. “O lançamento da produção destes veículos de nova geração tem associada uma ambição de aumentar o número de fornecedores nacionais”, refere o comunicado. A meta é que a taxa de utilização das linhas de produção ascenda a 122% em 2022.

Por seu lado, a fábrica do grupo em Vigo já tinha confirmado no final do ano passado a produção do modelo K9. A lógica de colaboração entre as duas unidades é antiga. Carlos Tavares já afirmara que articulação era para manter e, em Janeiro, as duas juntaram-se à unidade de Madrid e formaram o Pólo Industrial da Península Ibérica.

Esta é a segunda boa notícia em poucos dias para a fábrica em Mangualde. No início de Junho, os CTT anunciaram uma renovação da frota de veículos comerciais, que incluirá a compra dos modelos Peugeot Partner que são feitos naquela unidade.

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