Contratualização com municípios no âmbito do Portugal 2020 concluída no Verão
Sobre as preocupações de vários autarcas do Norte em relação às verbas e prazos dos programas do Portugal 2020, Emídio Gomes considerou "normal" que exista "preocupação", mas vincou que o "trabalho está a ser feito com muito optimismo".
Emídio Gomes, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do Gabinete do Investidor do concelho de Santo Tirso, disse perceber que "numa fase de negociação" possa existir "preocupação", mas garantiu que "não há demora nenhuma" na contratualização com os municípios.
"Estamos muito esperançados que antes do Verão o acordo está feito e estará feito antes do que foi feito no QREN [referindo-se ao Quadro de Referência Estratégica Nacional, ou seja ao ciclo anterior de apoios comunitários]. Percebo a pressa, mas estamos a trabalhar", disse o presidente da CCDR-N.
Confrontado pelos jornalistas com as críticas e preocupações de vários autarcas do Norte sobre as verbas e prazos dos programas do Portugal 2020, Emídio Gomes considerou "normal" que "numa fase de negociação" exista "preocupação", mas voltou a vincar que o "trabalho está a ser feito com muito optimismo".
"Dentro de uma/duas semanas estão arrancar várias iniciativas na área da competitividade, ligadas à investigação em consórcio, investigação individual nas empresas e acções de qualificação, ou seja programas mais dirigidos àquilo que é o investimento nas empresas. A contratualização com municípios deverá estar concluída no final de Julho", resumiu.
O responsável enumerou reuniões que tem vindo a ter com, nomeadamente, o Conselho Regional, a Área Metropolitana do Porto e Comunidades Intermunicipais.