Há uma música nova de Beyoncé mas só pode ser ouvida no Tidal
Die With You é a nova música que Beyoncé revelou apenas no Tidal, o serviço de streaming de Jay Z.
Ele prometeu e já está a começar a cumprir. No final de Março, Jay Z relançou o serviço Tidal, depois de o ter comprado por 56 milhões de dólares, com a promessa de dar uma “nova direcção” ao sector musical de “um ponto de vista criativo e comercial”. A ele juntaram-se nomes conhecidos do meio como Rihanna, Kanye West, Madonna, Jack White, Daft Punk ou Arcade Fire, além de Beyoncé, sua mulher.
Na apresentação à imprensa do serviço que compete por exemplo com o Spotify mas que ao contrário deste não tem uma opção gratuita – é apenas possível experimentar o serviço sem pagar durante um período de 30 dias –, Jay Z explicou que a sua estratégia passa por encorajar os artistas a defenderem e promoverem as suas editoras ao difundirem uma música por semana no Tidal antes de o fazerem noutros lados, criando uma oferta de exclusividade para os utilizadores.
E foi isso mesmo que fez Beyoncé. Neste sábado, a cantora revelou <i>Die With You</i>, num vídeo em que aparece ao piano. Quem a filma é o próprio Jay Z, que aparece no final do vídeo. A música espalhou-se depressa por vídeos no YouTube mas em nenhum é o original, o que se ouve é a cantora mas não há uma imagem a acompanhar. Outros vídeos já foram retirados do serviço, uma vez que este é um exclusivo do Tidal, que se distingue do Spotify por ser um serviço com áudio e vídeo de alta definição e conteúdos exclusivos. Está disponível em 35 países, incluindo Portugal.
No Facebook, Beyoncé deixou apenas um excerto de 15 segundos, encorajando os seus seguidores a verem o vídeo completo no Tidal. Segundo a revista People, a música chegou ao serviço no dia do aniversário de casamento de Beyoncé e Jay Z.
Mas Beyoncé não é a única com exclusivos neste serviço. É possível, por exemplo, ver a primeira vez que os White Stripes apareceram na televisão ou espreitar uns segundos do próximo vídeo de Madonna, Ghosttown. Há ainda concertos de vários artista disponíveis ou apenas pequenas actuações ao vivo e ainda entrevistas exclusivas.
O Tidal foi lançado em Outubro do ano passado e adquirido algum tempo depois por Jay Z. Actualmente conta com 25 milhões de faixas de música disponíveis, 75 mil vídeos e conteúdos editoriais escritos por jornalistas da área. Terá de enfrentar a concorrência do Spotify, com mais de 60 milhões de utilizadores, 15 milhões destes com subscrição paga. A Apple está a preparar um serviço semelhante, com lançamento previsto ainda para este ano.
Para aceder ao Tidal há duas subscrições mensais: 10 dólares (9 euros) para um formato comprimido e 20 dólares para streams com qualidade de CD.
Die With You. Watch the full video on TIDAL.com
Posted by Beyoncé on Sábado, 4 de Abril de 2015