Agora é o Benfica a queixar-se do Sporting
Depois de os "leões" terem manifestado a intenção de avançar com uma participação contra os benfiquistas na Liga, agora são as "águias" a reagir.
Ainda na sequência do derby do passado domingo, o Benfica enviou nesta sexta-feira uma participação disciplinar contra o Sporting à Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) das Competições Profissionais de Futebol.
No documento, a SAD benfiquista enumera diversas infracções que considera que os "leões" cometeram no recente jogo disputado em Alvalade, como a "utilização indevida da aparelhagem sonora", "impedimento da entrada de adeptos do Benfica no estádio de Alvalade e sua entrada tardia", "faixas exibidas no jogo pelos GOA (Grupos Organizados de Adeptos) da Sporting SAD" e "da recepção da comitiva da Benfica SAD".
As "águias", que juntaram ao documento fotos de algumas das acções verificadas antes e durante o encontro, da 20.ª jornada da I Liga e que terminou empatado 1-1, pede à CII que considere "procedente" a participação discipinar e proceda às consequências legais inerentes, entre as quais destaca-se a possibilidade de castigos de um a três jogos de interdição do estádio do clube visado.
Esta tomada de posição surge depois de o Sporting ter revelado que pondera avançar com uma exposição à Liga, defendendo que adeptos benfiquistas arremessaram material piroténico sobre adeptos sportinguistas, provocando o ferimento de stewards.
O objectivo do Sporting é fazer com que a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga abra um processo para depois ser analisado pelo Conselho de Disciplina da Federação. A realização de jogos à porta fechada é uma das possibilidades de um eventual castigo a aplicar ao Benfica.
Na sequência do que sucedeu durante o derby, o Sporting anunciou o corte de relações institucionais com o Benfica.