Mundial, legionella e reality show lideraram pesquisas dos portugueses no Google
Os portugueses emocionam-se com vidas e mortes das figuras públicas. E querem enriquecer sem trabalhar.
Chama-se “Zeitgeist 2014” e revela a nível mundial, e em cada país, o que foi mais pesquisado no Google durante o último ano. Em Portugal, os utilizadores escreveram mais vezes “Mundial 2014”, o nome do reality show “Secret Story 5”, “Rodrigo Menezes”, actor que morreu em Outubro, “Blog Azul”, uma página sobre o Secret Story, “NOS”, Novo Banco, que surgiu após o escândalo que envolveu o BES, "legionella", “Telexfree”, “iPhone 6”, smartphone da Apple lançado em Setembro, e “Robin Williams”, actor norte-americano encontrado morto em casa.
Divida em 13 categorias de tendências, a lista de pesquisa no Google permite concluir que os portugueses andaram ocupados a fazer pulseiras de plástico, a tentar emagrecer rapidamente, a arranjar alternativas para ganhar algum dinheiro extra, a ouvir as músicas dos tops, a procurar mais informações sobre os sintomas e formas de contágio da legionella, após os casos de infecção na zona de Vila Franca de Xira, que chegaram aos 375, entre estes 12 mortais. Pesquisaram ainda as palavras “bolo de chocolate” e “bolo de iogurte” na tentativa de encontrar a melhor receita, e digitaram “Madeira”, “Cabo Verde” e “Açores” aparentemente destinos da sua preferência.
Além das pulseiras de plástico que mobilizaram crianças e adultos nos últimos meses, os portugueses quiseram saber ainda “como funciona Telexfree” e “como funciona Wenyard”, esquemas de pirâmide que prometem lucros fáceis e sem trabalho.
Na categoria de Jogadores de Futebol, “Cristiano Ronaldo” liderou as procuras online, mas também “Neymar” e “Eusébio”, que morreu em Janeiro, aos 71 anos. “Messi”,” James Rodriguez”, “David Luiz”, “Diego Costa”, “Enzo Perez”, “William Carvalho” e “Ricardo Quaresma” seguiram-se na lista, segundo o Google.
Passando para as figuras públicas nacionais, a morte inesperada do actor Rodrigo Menezes, em Outubro, mobilizou a maioria dos portugueses, que procuraram saber também um pouco mais sobre Manuel Forjaz, o professor e empresário que morreu de cancro em Abril. As tendências de pesquisa nesta área dividem-se ainda pela apresentadora de televisão Cristina Ferreira, os cantores pai e filho Tony Carreira e David Carreira, a concorrente de Secret Story 4 Sofia Sousa, a jornalista Judite de Sousa, que este Verão perdeu o filho após um acidente numa piscina, a modelo Sara Sampaio e a actriz Rita Pereira.
A nível internacional, os portugueses quiseram aprofundar as informações sobre os actores norte-americanos Robin Williams e Philip Seymour Hoffman, que morreram em 2014, mas também procuraram saber mais o actor Dwayne Johnson, o antigo piloto de F1 Michael Schumacher, que sofreu um grave acidente de esqui, e Conchita Wurst, a drag queen austríaca que venceu o Festival da Canção. As mortes da Duquesa de Alba, da apresentadora Joan Rivers, e do actor brasileiro José Wilker levaram ainda os portugueses a pesquisarem os seus nomes, bem como o de Renée Zellweger, que surpreendeu Hollywood com uma nova expressão facial, e o de Ellen Page, a jovem actriz que assumiu publicamente a sua homossexualidade.
Os eventos mais pesquisados foram Mundial 2014, seguido de Rock in Rio, Optimus Alive e Óscares 2014, as músicas que terão sido mais ouvidas foram "Bailando", do espanhol Enrique Iglesias, em primeiro lugar, seguindo-se a palavra angolana “jajão”, associada ao género quizomba, e “Bo Tem Mel”, de Nelson Freitas & C4 Pedro.
Os interesses sobre cinema levaram os utilizadores nacionais a colocar no campo de busca do Google as palavras Frozen, o filme de animação da Disney, Divergent e Jogos de Fome, ambas longas-metragens de ficção científica.
As palavras pesquisadas em Portugal estão entre as mais escritas no motor de busca a nível mundial. Segundo o Google, Robin Williams liderou as pesquisas, seguido de World Cup (campeonato mundial), ébola, o surto que vitimou mais de 5500 pessoas em países africanos, e Malaysian Airlines, nome da companhia aérea que viu um avião desaparecer dos radares (nunca encontrado até hoje) e outro ser abatido na Ucrânia.
À semelhança de Portugal, o mundo andou interessado no filme Frozen e em Conchita Wurst, mas tendeu ainda para a ISIS, o autoproclamado Estado Islâmico, e para o desafio do balde de água gelada, o ALS Ice Bucket Challenge, destinado a ajudar a associação norte-americana de esclerose lateral amiotrófica ALS Association.
Notícia substituída às 11h42