Sporting enfrenta “lobos” alemães na Liga Europa e luta contra a tradição

Wolfsburgo ocupa o segundo lugar na Bundesliga e treinador mostra entusiasmo por defrontar os “leões”

Foto
O sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa FABRICE COFFRINI/AFP

Não se pode dizer que os “leões” tenham sido propriamente felizes com o adversário dos 16-avos-de-final da segunda competição da UEFA. Ao valor individual e colectivo do Wolfsburgo, soma-se ainda a tradição particularmente negativa dos lisboetas frente a formações alemãs. Em 20 partidas disputadas, o Sporting somou apenas dois triunfos, o último dos quais já esta temporada, frente ao Schalke 04, em Alvalade (4-2). Já os “lobos” germânicos tem apenas um embate frente a um adversário português, o Sp. Braga, que bateu, por 3-2, no Minho, na última edição da Taça UEFA, precisamente na temporada 2008-09 em que venceu a Bundesliga.

A cumprir a sua quarta temporada ao serviço do Wolfsburgo, o internacional português Vieirinha é um dos habituais titulares da formação alemã, assim como o guarda-redes suíço Diego Benaglio, ex-jogador do Nacional da Madeira (entre 2005 e 2008). O veterano croata Ivica Olic — melhor marcador da equipa no campeonato, com cinco golos —, o seu compatriota Perisic, o também suíço Ricardo Rodríguez, o belga Kevin de Bruyne, o brasileiro Luiz Gustavo e o dinamarquês Nicklas Bendtner são outras das principais figuras dos “lobos”.

Todos sob orientação do treinador germânico Dieter Hecking, de 50 anos, que ontem mostrou entusiasmo por defrontar o Sporting: “Era o adversário que queria. Desportivamente é uma equipa de qualidade e atractiva. Conhecemos bem a equipa após os duelos com o Schalke 04 na Liga dos Campeões.”

Fundado a 12 de Setembro de 1945, no coração de uma Alemanha devastada pela II Guerra Mundial, o Wolfsburgo competiu até 1997 nos escalões inferiores, antes de subir à Bundesliga, de onde não mais saiu. Um sexto lugar foi o melhor que a equipa conseguiu nos dez primeiros anos no principal campeonato, mas iria surpreender o futebol germânico em 2008-09, batendo a concorrência mais cotada. Seria o último título a fugir à dupla Bayern Munique/Borussia Dortmund.

Um sucesso que não teria sequência nas épocas seguintes. Em 2009-10 e 2011-12, a equipa terminou o campeonato no oitavo lugar e, pelo meio, teve de sofrer para não descer de divisão, acabando no 15.º posto. Na última temporada, voltaria aos lugares cimeiros da classificação, com um quinto lugar, mas este ano tem surpreendido, posicionando-se como o principal perseguidor ao líder, com seis pontos de vantagem sobre o terceiro classificado Bayer Leverkussen.

Adquirido em 2001 pelo construtor alemão de automóveis Wolkswagen e presidido pelo espanhol Francisco Garcia Sanz (membro do conselho de administração do Grupo Wolkswagen), o Wolfsburgo regressou às competições europeias esta temporada, via Liga Europa. Encerrou a primeira fase da competição no segundo lugar do Grupo H, atrás dos ingleses do Everton, contra quem sofreu duas derrotas na competição (4-1, em Liverpool e 2-0 em casa).     

Os jogos dos 16 avos-de-final da Liga Europa disputam-se a 19 de Fevereiro (primeira mão) e 26 de Fevereiro (segunda mão).

Liga Europa – 16 avos-de-final
Young Boys-Everton
Torino-Athletic Bilbau
Sevilha-Borussia Mönchengladbach
Wolfsburgo-Sporting
Ajax-Legia Varsóvia
Aalborg-Club Brugge
Anderlecht-Dínamo Moscovo
Dnipro-Olympiacos
Trabzonspor-Nápoles
Guingamp-Dínamo Kiev
Villarreal-Salzburgo
Roma-Feyenoord
PSV Eindhoven-Zenit S. Petersburgo
Liverpool-Besiktas
Tottenham-Fiorentina
Celtic-Inter de Milão

Sugerir correcção
Comentar