Sporting vence Belenenses e defronta Benfica na final da Taça de Honra da AFL

“Leões” venceram por 2-1 com golos de Wilson Eduardo e André Martins.

Foto
À meia hora de jogo os "leões" já venciam por 2-0 AFP/ PATRICIA DE MELO MOREIRA

Assente no habitual 4x3x3, o Sporting, que teve em Rosell o único reforço no "onze" inicial, entrou mais dominante no capítulo ofensivo e em raras ocasiões permitiu ao Belenenses, com os recém-contratados Abel Camará e Palmeira como titulares, ganhar espaço e criar perigo para a baliza a cargo do brasileiro Marcelo Boeck.

Na defesa do título conquistado na temporada passada, os "leões" mostraram não só um excelente entrosamento entre os sectores, mas também um perfil de jogo à imagem do treinador Marco Silva, em que assume o risco e a vontade de marcar golos.

Não foi de espantar que, aos 33 minutos, os "leões" se encontrassem a vencer por 2-0, graças aos golos de Wilson Eduardo, na sequência de um pontapé de canto, e de André Martins, de livre directo, e tivessem, logo aí, cortado qualquer aspiração aos comandados de Lito Vidigal.

No segundo tempo, os "leões" entraram transfigurados, pela negativa, e tiraram o pé do acelerador, fruto das sete alterações efetuadas ao intervalo (o Belenenses não as fez), com destaque para os reforços Tanaka, Paulo Oliveira, Slavshev e André Geraldes. Contudo, o Belenenses manteve-se incapaz de pressionar o reduto defensivo do Sporting.

Aliás, foi necessário esperar até aos 64 minutos para ver o primeiro remate dos "azuis" no segundo tempo. Deyverson, a passe de Palmeira, levou a bola a passar muito próximo do poste direito de Marcelo Boeck.

O Belenenses acabaria por conquistar o golo de honra através de um lance de azar do estreante André Geraldes, que introduziu a bola na própria baliza, após um ligeiro desvio com a nuca.

Com este resultado, o Sporting irá defrontar na final da Taça de Honra da AF Lisboa, às 20h30 de domingo, o Benfica, que hoje venceu o Estoril-Praia, por 1-0. Já o Belenenses medirá forças com os "canarinhos", às 18h, no encontro de atribuição do terceiro lugar.