Turistas nacionais superam estrangeiros na subida das dormidas na hotelaria

Páscoa impulsionou resultados do sector em Abril.

Foto
Algarve, Lisboa e Norte do país foram as regiões mais procuradas na época da Páscoa. José Fernandes

No período entre Janeiro e Abril, o crescimento de residentes portugueses hospedados na hotelaria nacional foi superior ao crescimento verificado nas dormidas de residentes no estrangeiro, em relação ao período homólogo.

Apesar de o crescimento nos turistas nacionais se ter verificado mais elevado, ainda são os turistas estrangeiros os que mais dormem na hotelaria nacional, sendo que, nos primeiros quatro meses do ano contabilizaram-se 7261,8, contra os 3052,0 nacionais.

Esta tendência positiva do mercado português foi também verificada em  Abril deste ano, período onde o número de dormidas em residentes nacionais aumentou 36,9% quando comparado com o período homólogo, tendo atingido os 1,1 milhões de pessoas, valor que se situa ao nível do alcançado em 2010 (1,08%). No entanto, este resultado situa-se abaixo do registado em 2011, época em que o número de residentes nacionais a dormir em hotéis portugueses se situava nos 1,14 milhões.

O crescimento verificado nas dormidas dos não-residentes, no mês em análise, encontra-se mais uma vez abaixo das dormidas dos residentes, tendo aumentado 21,3% em relação ao período homólogo. Os mercados internacionais que mais se destacaram foram a Espanha, Brasil e Irlanda.

Os residentes em Portugal foram ainda os que mais dormiram em parques de campismo em Abril de 2014, representando 60,8% do total de dormidas neste tipo de alojamento. Nesse período, os parques de campismo alojaram 76,1 mil campistas, sendo que, o número de dormidas de residentes aumentou 39,6%.

A hotelaria nacional registou 1,4 milhões de hóspedes no quarto mês de 2014, valor que resulta num crescimento de 21,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Também o número de dormidas aumentou 25,4% quando comparado com o período homólogo. Tendo sido registadas 3,9 milhões de dormidas.

Estes valores apresentam-se ligeiramente abaixo (0,8%) dos registados no mês de Março deste ano, no entanto, são mais elevados quando comparados com os dois primeiros meses do ano.

O facto de a Páscoa se ter realizado este ano em Abril, ao contrário de no ano anterior (Março) e também a proximidade desta época festiva com o feriado do 25 de Abril, influenciou positivamente, segundo o INE, as férias dos residentes, o que contribuiu para os resultados alcançados.

Em Abril deste ano, os dez principais mercados emissores- Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Brasil, Irlanda, Itália, EUA, Bélgica- representaram 79% das dormidas de não residentes em Portugal.

Entre estes mercados, a vizinha Espanha foi a que registou o maior aumento no número de dormidas, com mais 123,7%. Por outro lado, mercados como a Itália e os Estados Unidos, obteram resultados negativos, -8,3% e -2,4% respectivamente.

O aumento do número de dormidas de residentes teve maior impacto na região do Algarve, Alentejo e Madeira. No geral, o crescimento de dormidas em Abril de 2014 foi mais expressivo nas regiões do Alentejo, Algarve e Norte. Os Açores foram a região que verificaram um valor menor no número de dormidas no mês em análise comparativamente com as restantes, tendo no entanto registado uma variação de 9,5% em relação ao período homólogo.

Sugerir correcção
Comentar