Cinco dos principais ateliês de arquitectura escoceses fizeram um conjunto de projectos invulgar, pelo menos para adultos. Os ateliês Aedas, Gareth Hoskins Architects, gm+ad, Michael Gilmour Associates e RMJM desenharam e construíram um edifício a partir de Lego, os blocos de plástico criados pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen. São candidatos a um prémio extra dos Scottish Design Awards, o Lego Challenge, uma adição às categorias deste ano. Estão desde ontem expostos na exposição dos nomeados para os Scottish Design Awards, em Glasgow, e vão ser mais tarde exibidos no museu The Lighthouse, também em Glasgow.
O desafio de Lego foi organizado em conjunto com a revista "Propect" e o objectivo é leiloar as contruções em Lego para ajudar a National Autism Society Scotland.
A revista "Prospect" diz que quer mostrar "como até o mais humilde tijolo de plástico pode ser transformado num trabalho de arquitectura nas mãos correctas", cita a BBC.
Os vencedores do Lego Challenge serão escolhidos pelo público e o vencedor vai ser anunciado numa cerimónia a 29 de Maio.
Gordon Young, editor da "Prospect", falou com a BBC e disse que ficaram surpreendidos com a ambição e dimensão de alguns dos participantes. "É extraordinário pensar que todas as equipas começaram com os blocos de Lego normais. Imaginem o que conseguiriam se tivessem trabalhado com tijolos a sério", afirmou.