Bill Doss, um dos líderes da banda pop psicadélico The Olivia Tremor Control, morreu ontem, de acordo com uma nota publicada no site dos norte-americanos. O músico, que recentemente passou por Portugal no festival Optimus Primavera Sound, no Porto, tinha 44 anos.
A causa da morte de Doss não foi revelada mas ainda há duas semanas o músico actuou com os Olivia Tremor Control no Pitchfork Music Festival, em Chicago.
“Estamos devastados com a perda do nosso irmão Bill Doss. Estamos sem palavras”, lê-se na nota assinada pela banda.
Quando em Maio se apresentou no Porto, na Casa da Música, Bill Doss falou com o PÚBLICO, ainda antes de entrar no avião para Portugal, e contou estar a viver um sonho. "A minha vida não é diferente da que fazia no início, mas estes dias têm sido engraçados. Ponho-me a pensar: "Toco música e este é o meu emprego". Estou a viver o sonho”, contou então músico, vocalista e guitarrista da banda.
Bill Doss foi ainda co-fundador da editora Elephant 6, com Will Hart, seu parceiro na banda, os Apples In Stereo de Robert Schneider e os Neutral Milk Hotel de Jeff Mangum, que actuou em Portugal no mesmo festival e no mesmo dia dos Olivia Tremor Control.
Os Olivia Tremor Control foram um dos principais artífices da invasão psicadélica que começou a dar frutos no início dos anos 90. Voltaram depois em 2005, já depois de se terem zangado uns com os outros e fizeram então novas canções. "The Game You Play Is In Your Head, parts 1, 2 & 3" foi o primeiro single de avanço do novo trabalho, na continuidade de "Music from the Unrealized Film Script, Dusk at Cubist Castle" e "Black Foliage: Animation Music Volume One".