Depois de Berlim, o ouro para o cinema português chega da Sibéria

Foto
Sérgio Tréfaut já arrecadou cinco prémios com Viagem a Portugal em festivais Daniel Rocha

Viagem a Portugal foi distinguido com a Taiga de Ouro, em Khanty-Mansi, na Sibéria. É o primeiro prémio do Festival Internacional de Cinema “Espírito de Fogo”, que chegou nesta quinta-feira ao fim. A incursão russa do filme foi acompanhada pelo realizador, Sérgio Tréfaut, e pela actriz Isabel Ruth, uma das protagonistas.

O filme, que tem Maria de Medeiros e Makena Diop na primeira linha do elenco, é uma intervenção política do brasileiro Sérgio Tréfaut, que há muito fez de Portugal a sua casa e era, até 2010, director do DocLisboa. “Viagem a Portugal é um filme político que procura fomentar o debate a respeito do funcionamento da polícia e da sociedade civil”, lê-se no site de apresentação do filme.

Viagem a Portugal passa-se em 1998, quando Portugal era uma visto como “o país do futuro”, e centra-se na história de uma médica ucraniana (Maria de Medeiros) que viaja para passar o ano com o marido, um senegalês a trabalhar nas obras da Expo’98 (interpretado por Makena Diop). Mas a sua entrada no país é barrada no aeroporto por uma inspectora (Isabel Ruth).

Sérgio Tréfaut pretendeu, com o filme, trazer “uma luz sobre a minúscula ponta de um iceberg: o facto de as ocorrências diárias da polícia serem remetidas para o silêncio das estatísticas”. “Existe uma falta de transparência no procedimento das polícias em imensas situações”, denuncia, de novo no site de Viagem a Portugal, onde se podem consultar os números de viajantes cuja entrada em países europeus foi barrada.

O prémio na Rússia é o quinto da carreira de Viagem a Portugal nos festivais, depois de ter recebido dois galardões no Festival de Cinema dos Açores, no Faial, e outros dois no Caminhos do Cinema Português, em Coimbra. O filme foi ainda exibido no IndieLisboa, no Festival Internacional do Rio, no Brasil, e no Cottbus International Film Festival, na Alemanha.

A filmografia de Sérgio Tréfaut inclui obras como Outro País (1999), Fleurette (2002), Lisboetas (2005) e A Cidade dos Mortos (2009). O trailer de Viagem a Portugal pode ser visto abaixo.

Sugerir correcção
Comentar