Moreira da Silva vai aos EUA "vender" Portugal como porta do gás na Europa

Ministro leva empresas de Energia e Água aos Estados Unidos para promover a sua internacionalização e o investimento em Portugal.

Foto
Ministro vai encontrar-se com o secretário de Energia norte-americano, Ernest Moniz Rui Gaudêncio

“A União Europeia importa 114 bcm [mil milhões de metros cúbicos] de gás da Rússia. A Península Ibérica, com as actuais infra-estruturas de armazenamento e com o reforço das interligações, pode abastecer até 50 bcm do consumo de gás da União Europeia”, o que representa 40% do total, disse o ministro, citado pela Lusa.

Moreira da Silva, que falava num encontro com a imprensa realizado nesta segunda-feira para apresentar o programa da viagem esclareceu que, com as actuais infra-estruturas e interligações (de transporte de gás), a Península Ibérica apenas poderá substituir entre 3% a 5% das importações russas.

Já com o reforço das interligações previsto na lista de projectos prioritários da União Europeia (Portugal/Espanha e Espanha/França), a fasquia pode subir para 9% das importações russas, defendeu o ministro.

Na agenda do governante português está assim um encontro dedicado ao sector do gás em que estarão presentes a APEGN, DouroGás, EDP, Endesa, Galp, REN e OZEnergia, que também reunirão com entidades públicas e empresas norte-americanas, nomeadamente o American Petroleum Institute, a Natural Gas Supply Association, o Center for Liquefied natural Gas, a Chevron, a LNG Allies, Inc., o Savoy Group, a Cheniére e a America’s natural Gas Alliance.

A promoção das tecnologias portuguesas ligadas às energias renováveis, gestão de redes inteligentes e mobilidade eléctrica será outro dos eixos da viagem do ministro Moreira da Silva, que também levará na comitiva a AdP - Águas de Portugal, a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, o CEIIA – Centro de Excelência em Inovação em Indústria Automóvel, a EFACEC, o INESC Porto, o MIT Portugal, a NGNS Ingenious Solutions, a PPA – Parceria Portuguesa para a Água, a WAVEC e a Xylem Water Solutions Portugal.

Nesta “Missão para o Crescimento Verde” em que estará acompanhado pelo secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, o ministro irá encontrar-se com o secretário de Energia norte-americano, Ernest Moniz, com os congressistas, Jim Costa e Devin Nunes e com o United States Special Envoy for Climate Change, Todd Stern, precisou uma nota de imprensa divulgada pelo MAOTE nesta segunda-feira.

Jorge Moreira da Silva irá ainda liderar a sessão de abertura do encontro “Network for Emerging Leaders in Sustainability. Green Growth USA-Portugal”, que se realizará na National Academy of Science do Koshland Science Museum.