Gangnam Style sobe a parada com dois mil milhões de visualizações e bate recordes do YouTube
O vídeo mais visto de sempre do YouTube continua a ser o single sul-coreano, que só este ano foi visto mais de cem milhões de vezes naquela plataforma de vídeo na Internet e cujos recordes foram pulverizados neste fim-de-semana.
O número foi atingido nas primeiras horas deste fim-de-semana e é uma entrada fulgurante de um single com dois anos (estreou-se online em Julho de 2012) nos registos de recordes não só da música, mas do vídeo online. “Dois mil milhões de visualizações é um número tanto honroso quanto esmagador”, disse o próprio Psy em comunicado, citado pela agência de notícias AFP, prometendo que este novo sucesso o levará a produzir novos conteúdos em breve – nos próximos dias deve ser lançada a sua colaboração com o rapper norte-americano Snoop Dogg.
Só desde o início deste ano, o vídeo da música que brinca com os hábitos e a ostensão dos novos-ricos da avenida Gangnam, uma das zonas mais caras de Seul, obteve mais de cem milhões de visualizações. A AFP precisa que, apesar de Psy ser idolatrado no seu país, apenas 3% dos seus visitantes do seu canal oficial na web a clicar em Gangnam Style são sul-coreanos. Já em Dezembro de 2012, apenas seis meses após a sua estreia, o vídeo tinha batido recordes ao tornar-se o primeiro a atingir os mil milhões de visualizações no YouTube.
Gangnam Style tem então a coroa do vídeo mais visto do YouTube, cujo top 15 conta ainda com mais duas canções de Psy – o único que lhe pode fazer frente nas contas da popularidade online é Justin Bieber, ídolo adolescente que já entrou na idade adulta e cujo single Baby, já de Janeiro de 2010, é o único a ter ultrapassado a marca dos mil milhões de visualizações. A penetração do fenómeno Gangnam Style foi tal que, para além da popularização da sua coreografia e da frase "Hey, sexy lady", gerou réplicas entre as quais a feita pelo artista plástico e crítico chinês Ai Weiwei.