Sp. Braga é o clube português com mais convocados

Selecção nacional leva apenas oito jogadores provenientes do campeonato português.

Foto
Éder é um dos jogadores do Sp Braga que vai estar no Mundial 2014 Miguel Riopa/AFP

O número de jogadores a alinhar na I Liga presentes na convocatória é o mais baixo quando comparado com as últimas presenças da selecção em competições internacionais. Para o Euro 2012, foram chamados dez jogadores do campeonato português e há quatro anos foram nove ao Mundial da África do Sul. Só recuando à convocatória para o Mundial 2006 é que há um número tão baixo de jogadores do campeonato nacional.

O Sporting de Braga aparece com três jogadores nos eleitos de Paulo Bento (Eduardo, Rafa e Éder) e torna-se, a par do Real Madrid (Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo), no clube mais representado na convocatória.

Entre os eleitos para o Europeu 2012, o Sp. Braga já aparecia com três elementos (Miguel Lopes, Custódio e Hugo Viana), assim como, na altura, o FC Porto (Rolando, João Moutinho e Varela). O Real Madrid repete os três portugueses que estiveram no grupo que competiu na Ucrânia e na Polónia.

O Benfica, que era o clube com mais jogadores na pré-convocatória (André Almeida, André Gomes, Ruben Amorim e Ivan Cavaleiro), vai ser representado por dois jogadores, assim como o Sporting (Rui Patrício e William Carvalho). Silvestre Varela é o único jogador do FC Porto no grupo da selecção nacional no Brasil.

Para além da I Liga, a Liga espanhola também aparece bem representada nos 23 da selecção, com o trio merengue ao qual se juntam Ricardo Costa e João Pereira, do Valência, e Beto, do Sevilha.

O Fenerbahçe, que se sagrou campeão turco, fornece dois jogadores à selecção (Bruno Alves e Raúl Meireles), a que se junta Hugo Almeida, do Besiktas.

Outros campeonatos representados são o italiano (Hélder Postiga, da Lazio), o inglês (Nani, do Manchester United), o alemão (Vieirinha, do Wolfsburgo), o ucraniano (Miguel Veloso, Dínamo de Kiev) e o russo (Neto, do Zenit S. Petersburgo).

Sugerir correcção
Comentar