PJ deteve em Gaia sete suspeitos de sequestro e roubo a clientes de prostitutas

Na sequência de outra investigação, também hoje revelada, a PJ deteve dois homens suspeitos dos crimes de sequestro e roubo, ocorridos nos passados meses de Novembro e Janeiro, no concelho de Vila Nova de Gaia.

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta sexta-feira a detenção de sete pessoas, em Vila Nova de Gaia, suspeitas dos crimes de sequestro e roubo de clientes de prostitutas de rua, em áreas públicas de Santa Maria da Feira e Ovar.

Em comunicado enviado à Lusa, esta força policial referiu que o grupo, composto por quatro homens e três mulheres, aliciava homens para a prática de actos sexuais, em zonas florestais, acabando por sequestra-los e rouba-los. "As vítimas, todas do sexo masculino, acabavam surpreendidas por indivíduos encapuzados, que as manietavam e, regra geral, forçavam a entrar em viaturas automóveis onde eram, seguidamente, roubadas e agredidas fisicamente, muitas das vezes com vista à revelação dos códigos ou senhas de cartões de débito e ou créditos bancários", acrescentou.

Na posse dos cartões, os suspeitos faziam levantamentos em caixas ATM e compravam electrodomésticos e material desportivo e informático, avançou a PJ.

A operação policial foi, segundo a polícia, de "largo alcance", mobilizando mais de meia centena de funcionários de investigação criminal e a realização de mais de uma dezena de buscas.

Além das detenções, a PJ apreendeu uma arma caçadeira, vários gorros e objectos comprados com recurso aos cartões bancários roubados. Os detidos, com idades compreendidas entre os 16 e 47 anos, desempregados, têm já antecedentes criminais pela prática dos crimes de sequestro, roubo, furto e lenocínio.

Na sequência de outra investigação, também hoje revelada, a PJ deteve dois homens suspeitos dos crimes de sequestro e roubo, ocorridos nos passados meses de Novembro e Janeiro, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Em Novembro de 2013, os presumíveis autores dos crimes retiraram "violentamente" do interior de um café uma mulher, pondo-a dentro de um carro, roubando-lhe vários objectos pessoais em ouro, explicou esta força policial.

Segundo a PJ, os mesmos homens sequestraram na via pública, em Janeiro deste ano, um homem à saída de casa. A vítima era funcionário de um posto de abastecimento e foi forçado a ir até lá para os suspeitos roubaram bens de consumo. "Para além disso, os ora detidos encontram-se ainda indiciados da prática de vários outros crimes de furto qualificado, sendo um deles também suspeito da prática continuada do crime de receptação", realçou.

Na operação policial, que envolveu várias buscas, os investigadores da PJ apreenderam ainda vários objectos e bens de consumo, provenientes da actividade criminosa, adiantou esta força policial. Os dois suspeitos, de 30 e 36 anos, mecânico e empresário, têm antecedentes criminais por crimes de sequestro, roubo, furto e receptação.