Em semana de novidades, a Tunísia aproveita e promove-se com a Guerra das Estrelas

Turismo da Tunísia aposta no local de rodagem da Guerra das Estrelas para promover o país.

Desfile aconteceu no centro da cidade
Fotogaleria
Desfile aconteceu no centro da cidade Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
AFP
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
Reuters

A Tunes acorreram dezenas de fãs da saga lançada por George Lucas em 1977. No centro da cidade desfilaram muitas imitações de Darth Vader, muitos Stormtroopers, mas também da princesa Leia, de Han Solo, de R2D2 e do dróide C-3PO, entre outros heróis daquela que é uma das sagas mais amadas de sempre na história do cinema. O objectivo do ministério do Turismo tunisino, em colaboração com a Associação de fãs da Guerra das Estrelas na Tunísia, é aproveitar a atenção que a Guerra das Estrelas desperta para promover o país, palco de diversos confrontos.

“Este encontro é uma oportunidade para chamar a atenção para a Tunísia e para promover o turismo”, disse à AFP Abderrahmane Ameur, presidente da associação, destacando ainda a importância de “sensibilizar os fãs para salvar um dos sítios de filmagens no sul tunisino”.

Não é a primeira vez que esta associação organiza este tipo de iniciativas. No início de Abril a Associação de fãs da Guerra das Estrelas na Tunísia iniciou a campanha Save Mos Espa (Salvar Mos Espa). Mos Espa é na Guerra das Estrelas a cidade onde morou o jovem Anakin Skywalker, que se transformou mais tarde na personagem Darth Vader.

Longe do cinema, o cenário de Mos Espa fica nas dunas de Ong Jmel e há muito que tem estado ao abandono. A campanha lançada há um mês pretende exactamente alertar as pessoas para esta situação, além de ter como objectivo angariar dinheiro para limpar o local e reabilitar algumas estruturas, danificadas pela areia.

“Mos Espa está localizada numa região com muito vento, ameaçada por dunas móveis que se deslocam sob o efeito do vento a uma velocidade de 15 metros por ano. Uma duna já soterrou mais de 10% do local”, disse na altura Nabil Gasmi, da Câmara de Desenvolvimento para o Turismo em zonas de deserto, explicando que algumas partes daquele local já tinham desaparecido.

Local de culto para os amantes da Guerra das Estrelas, esta nova campanha não pretende apenas alertar para o risco que o local corre, como quer também torná-lo num ponto turístico. É por isso que para o próximo domingo, 4 de Maio, estão agendadas iniciativas no próprio local de rodagem. Estão confirmados fãs da Alemanha, Noruega, Reino Unido e Bélgica, escreve a AFP.

Sugerir correcção
Comentar