Consumo de electricidade aumentou 3,5% em Fevereiro, reforçando tendência de Janeiro

Produção nacional a partir de fontes biológicas abasteceu 84% do consumo registado no último mês.

Foto
A energia eólica é uma das mais presentes em Portugal Pedro Cunha

Em Fevereiro, o consumo de energia eléctrica registou um crescimento homólogo de 3,5%, que se limita a 2,4% com correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis. Em Janeiro, o consumo de energia eléctrica tinha aumentado 2,2% em termos homólogos (1,5% com correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis).

No conjunto dos dois primeiros meses deste ano, o consumo aumentou 2,8%, ou 2% com correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.

Em Fevereiro, 84% do consumo foi abastecido com produção a partir de fontes de energia renováveis.

Juntando Janeiro e Fevereiro, o conjunto da produção renovável abasteceu perto de 81% do consumo (hídrica 46%, eólica 30%, biomassa 4% e fotovoltaica 0.5%), enquanto a produção a carvão e a gás natural abasteceram 9% em ambos os casos.

Nos dois primeiros meses de 2014, o saldo de trocas com o estrangeiro foi exportador e totalizou 1437 GWh (Gigawatt hora), representando 16% do consumo.

Em 2013, o consumo da electricidade aumentou 0,2%, após dois anos consecutivos em queda, ainda que tenha apresentado uma variação nula se corrigido dos efeitos da temperatura e do número de dias úteis.