Um ano de Lisboa Film Commission teve 559 pedidos de rodagem e seis milhões de euros para a cidade
Pedidos para filmar na capital aumentaram 160% e produções de cinema deixaram na cidade seis milhões em gastos com equipas locais, estadias ou aluguer de equipamentos.
Mas o tema Woody Allen “é uma questão simbólica”, “um ícone nesta lógica de promoção da cidade para um público muito vasto”, desdramatiza Graça Fonseca, vereadora da Economia, Inovação e Modernização, sob cuja alçada, juntamente com a vereação da Cultura, está a Lisboa Film Commission (LFC) – que não tem Allen, mas que faz o balanço de um ano de existência com um aumento de 160% nos pedidos de rodagens e que diz ter trazido à cidade pelo menos seis milhões de euros.
“É sempre importante que qualquer grande produção seja realizada em Lisboa – é sempre um bom investimento”, diz Graça Fonseca, não só pelo valor cartão-postal, porque tem um “impacto brutal no turismo de uma cidade”, mas também pelo “impacto que uma equipa de rodagem tem numa cidade”. Segundo a vereadora, no último ano foram seis milhões de euros só em contratação de equipas locais, estadias, refeições ou aluguer de equipamento por produtores de cinema. “Não é por acaso que hoje as grandes e médias cidades estão a colocar esta estratégia de promoção – é assim que as cidades competem por talentos, por investimentos.”
Os dados fornecidos ao PÚBLICO pela LFC, de Outubro de 2012, quando foi fundada, a Outubro de 2013 indicam que houve 559 pedidos de rodagem neste ano – filmagens de cinema (52%), publicidade e outro tipo de produções audiovisuais –, o que corresponde ao aumento de 160% em relação ao ano anterior. O número de dias de rodagem na cidade aumentou também, de 2,1 de média antes de Outubro de 2012 para os cinco dias em média durante o primeiro ano de existência do organismo que tem como comissária Cristina Matos Silva e Rita Rodrigues como comissária executiva.
A estrutura, que nasceu para ser “a cara da CML perante os produtores e o sector do cinema e audiovisual”, como descreve a vereadora Graça Fonseca, quer a “neutralização de muitos bloqueios que travavam a competitividade” da cidade como cenário de cinema, mas também de séries ou filmes publicitários – no ano em causa, filmaram-se anúncios de marcas como a Nike, a McDonald’s, a Mercedes ou a Sony em Lisboa. Criou um formulário único, estabeleceu prazos curtos de resposta (três dias) e o balcão Iniciativa Lisboa para fazer o “trabalho de simplificação e aceleramento do processo” de atribuição de licenças, isenção de taxas municipais ou gestão de trânsito, por exemplo, que dependem do valor de “mérito cultural” que a vereação de Catarina Vaz Pinto avalia.
A LFC destaca projectos que passaram por Lisboa como Cadências Obstinadas de Fanny Ardant, a série A Summer in Portugal de Michael Keusch, As Variações de Giacomo, de Michael Sturminger, ou a adaptação ao cinema da BD Les Taxis Rouges, de Manuel Prada, ou, entre outros, Balupu, de Gopichand Malineni. Mas algumas destas rodagens com Lisboa em fundo nascem do trabalho de produtores como Paulo Branco e a sua relação histórica com cineastas estrangeiros, ou de iniciativas do Turismo de Portugal, como foi o caso de Balupu – aliás, meses depois da criação da LFC, o vereador Victor Gonçalves, do PSD, dizia ao PÚBLICO que a comissão “devia estar integrada com a Associação de Turismo de Lisboa”.
Quanto deste aumento de pedidos de filmagens em Lisboa, que continuam a ser maioritariamente portugueses, resulta de facto de um trabalho de angariação da comissão? Graça Fonseca considera que “o facto de existir a LFC per se, que tem uma presença em festivais de cinema em termos internacionais e que começa a transportar o nome da cidade de Lisboa” fez diferença, mas não quantifica. E acrescenta os ingredientes que tornam Lisboa uma “das melhores cidades” europeias para filmar: a luz, o clima ou a junção de modernidade e edifícios históricos.
Além de querer mais filmagens de estrangeiros em Lisboa, a LFC também apoia financeiramente produções portuguesas – neste seu primeiro ano, foram oito os projectos que tiveram apoios da autarquia após deliberação. Os Maias – Alguns Episódios da Vida Amorosa, de João Botelho, recebeu 170 mil euros, A Montanha, de João Salaviza, recebeu 50 mil, As Variações de Giacomo 80 mil euros e, por exemplo, documentários como Lisboa Verde, de Edgar Pêra, ou 500 Anos Bairro Alto, de Rui Simões, foram apoiados com 20 e 25 mil euros, respectivamente. No total, segundo os dados da LFC, foram gastos em incentivos municipais 700 mil euros e foram geradas receitas municipais das taxas de ocupação do espaço público (publicidade, por exemplo) no valor de 500 mil euros.
Para o próximo ano de vida, Graça Fonseca vê nos números de 2013, “notáveis”, “condições para ultrapassar esta duplicação” do número de rodagens na capital.