Queda de árvores danificou três casas e desalojou nove pessoas

O vento já fez vários estragos em casas em Matosinhos e Gondomar, na Via Norte e no sistema ferroviário

Foto
Paulo Pimenta

Na rua da Estrada Velha, na união de freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a queda de um eucalipto provocou estragos em duas habitações térreas, desalojando cinco pessoas. O incidente ocorreu cerca das 07h40 e acorreram ao local os Bombeiros de São Mamede e o Serviço de Protecção Civil de Matosinhos, que vai tentar alojar três habitantes de uma das habitações, enquanto os outros dois moradores vão ficar com familiares.

Cerca das 07h20, na União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, em Gondomar, uma outra habitação foi atingida também por um eucalipto. Na moradia habitava uma família de quatro pessoas, que recebeu o apoio da GNR, Bombeiros Voluntários de Valbom e Serviço de Proteção Civil de Gondomar.

Esta manhã a circulação na Via Norte, no sentido Maia Porto, está a ser afectada pela queda de um pórtico de sinalização sobre a faixa de rodagem, situação também ela provocada pelas rajadas de vento forte. Às 12h30 o trânsito já voltou a poder circular, estando apenas uma via cortada ao tráfego.

O sistema ferroviário também foi afectado, mas resistiu razoavelmente bem ao temporal desta madrugada, estando já resolvidos alguns incidentes ocorridos nas linhas do Minho e da Beira Alta. Durante a manhã de hoje já não havia ocorrências.

Em Valença a queda de uma árvore tinha obstruido a linha do Minho durante a noite, mas a circulação ficou restabelecida pelas 8h30, não havendo a registar atrasos de maior.

Na Beira Alta, o Intercidades Guarda-Lisboa ficou retido durante uma hora e meia na zona da Mortágua devido a problemas na catenária. A forte ventania fez redopiar cascas de pinheiros que, ao embaterem com força na catenária provocavam o seu desarme, ficando a linha férrea sem alimentação eléctrica. O problema foi resolvido pelas 10h48.

A CP alerta, no entanto, que, devido ao período festivo, hoje, dia 24 de Dezembro, e na próxima terça-feira, 31 de Dezembro há vários comboios suprimidos.