Paulo Bento: "Acham que somos favoritos? Para nós não é relevante"

Seleccionador português garante que todos os jogadores convocados estão preparados para defrontar a Suécia e diz que Ronaldo merece ganhar a Bola de Ouro.

Foto
Bento: "Neste momento, Ronaldo é o melhor do mundo" José Manuel Ribeiro/Reuters

"Aceitamos o que nos quiserem colocar. Sabemos que temos condições, capacidade e qualidade para alcançar o objectivo. Para nós não é relevante [sermos favoritos]. A nossa estratégia esta definida, sabemos o que queremos saber e sabemos os problemas que o adversário nos pode colocar", afirmou nesta quinta-feira o seleccionador português

Bento garantiu que todos os jogadores estão em condições de alinhar nesta sexta-feira, na Luz, frente aos nórdicos, incluindo Cristiano Ronaldo, que só participou em alguns dos treinos durante a semana, admitindo que há alguns jogadores no grupo que não têm o mesmo ritmo competitivo que outros: "Preferível era ter todos a competir o mais possível, mas podem competir em menos jogos e estar em condições para a selecção, há uns que têm competido menos. Temos feito a nossa avaliação e amanhã decidimos."

Na conferência de imprensa de antecipação ao jogo da primeira mão do play-off, o técnico português traçou um perfil da Suécia, destacando o poder físico dos seus jogadores: "É um adversário que tem apresentado sempre um sistema táctico com dois jogadores na frente. No aspecto físico tem grande capacidade, tal como no jogo aéreo. Defensivamente, actua em alguns momentos com o bloco médio baixo, aproveitando os dois avançados como referência para sair em contra-ataque. Teremos de nos adaptar a algumas situações que o adversário possa introduzir no jogo."

Bento reconheceu que Zlatan Ibrahimovic é o jogador-chave da Suécia, mas alerta para o dever da selecção portuguesa em não se preocupar apenas com o avançado do PSG: "É um grande jogador que também está num extraordinário momento de forma, tem grande qualidade técnica. Para o parar é um trabalho de equipa e não nos podemos preocupar apenas com a individualidade."

O assunto Bola de Ouro também foi abordado na conferência de imprensa e Paulo Bento não tem dúvidas. Ronaldo merece ganhar. "Está a apresentar um rendimento extraordinário. Em outros momentos já teria sido justo que ganhasse, será injusto que não ganhe este ano. Neste momento, é o melhor jogador do mundo", justifica o seleccionador.

Sugerir correcção
Comentar