Duas em cada três empresas em Portugal comunicam online
“A dimensão da empresa é um factor importante para esta utilização, que é referida por 33,8% das pequenas empresas, 43,7% das médias empresas e 51,1% das empresas com mais de 250 pessoas ao serviço”, observa uma nota do INE.
Entre as empresas que usam este género de aplicações, uma grande maioria (94%) recorre a redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Neste número, o INE inclui ainda o uso de serviços muito menos conhecidos, como o Viadeo e o Xing, duas plataformas sociais para uso profissional.
Já os sites de partilha de conteúdo multimédia (como o YouTube, o Flickr e o Picasa) são usados por 34% das empresas, ao passo que 18% têm um blogue ou uma conta no Twitter ou noutros serviços que o INE define como sendo de “microblogues”.
Os números são o resultado de estimativas feita a partir de uma amostra de 3062 empresas com dez ou mais pessoas e indicam ainda que a utilização de Internet é quase total (96% daquelas empresas) e que a maioria (60%) tem um site.