Edward Snowden arranjou trabalho na Rússia, mas o nome da empresa é segredo
A rede social VKontakte tinha feito uma oferta de trabalho em Agosto, mas agora não quer fazer comentários.
O advogado não quis detalhar as funções e o nome da empresa, alegando que Snowden continua sob "a ameaça das estruturas do Governo dos EUA", mas avançou que o antigo analista começa a trabalhar na sexta-feira.
A informação de que Edward Snowden foi contratado por uma das maiores empresas de Internet da Rússia permite reduzir as hipóteses a quatro: a VKontakte, a segunda rede social mais popular na Europa, atrás do Facebook; o site de tecnologia Digit.ru; o Yandex, o mais popular motor de busca russo; e o grupo Mail.ru, que disponibiliza serviços de e-mail, redes sociais, serviços de mensagem instantânea, jogos online e comércio electrónico.
Num texto divulgado a 1 de Agosto, no mesmo dia em que Edward Snowden foi autorizado a permanecer na Rússia pelo menos por um ano, o fundador do VKontakte, Pavel Durov, ofereceu-lhe emprego: "Convidamos o Edward a vir a S. Petersburgo e ficaremos felizes se ele decidir integrar a nossa equipa de programadores", escreveu Durov.
Questionado por vários sites norte-americanos, um porta-voz da empresa, Georgi Lubushkin, não quis comentar a possibilidade de Snowden ter sido contratado pela VKontakte.
O director técnico do Digit.ru, Nikolai Durov, disse ao The New York Times que não tinha conhecimento de qualquer oferta de emprego feita a Edward Snowden e responsáveis das outras duas empresas afirmaram que não contrataram o antigo analista informático que tem divulgado os programas secretos de espionagem da Agência de Segurança Nacional norte-americana.