Mourinho e Ronaldo sabem nesta segunda-feira se são os melhores do mundo

FIFA e France Football entregam os prémios aos melhores do ano. Messi e Del Bosque partem como favoritos.

Foto
Quem porá as mãos na Bola de Ouro de 2012? Franck Fife/AFP

Cristiano Ronaldo tem a concorrência de Lionel Messi e Andrès Iniesta, ambos jogadores do Barcelona. Vencedor da Bola de Ouro em 2008 (quando o prémio era atribuído exclusivamente pela revista France Football), o português tem do seu lado o facto de ter sido campeão pelo Real Madrid, que destronou o Barcelona de Messi e Guardiola. (ver as três razões para Cristiano ganhar).

Só que falta saber se o júri (um grupo de jornalistas especializados, seleccionadores e capitães de equipa das selecções) terá ficado convencido. Apesar de só ter conquistado a Taça do Rei na época passada, Messi parte como ligeiro favorito para conquistar pela quarta vez este prémio, que agora é entregue juntamente pela FIFA e pela France Football (ver as três razões para Messi ganhar). E Iniesta, que é uma espécie de outsider, tem do seu lado o facto de já ter sido distinguido como o melhor jogador do ano pela UEFA. (ver as três razões para Iniesta ganhar).

Quanto ao prémio de melhor treinador do ano, o seleccionador espanhol Vicente del Bosque é o favorito, depois de em 2010 (ano em que foi campeão mundial) ter perdido para Mourinho, que vencera então a Liga dos Campeões pelo Inter.

Desta vez, é o espanhol que tem o favoritismo, depois de ter conduzido a Espanha ao título europeu. Pep Guardiola é o terceiro nomeado, após uma época em que não conseguiu levar o Barça à conquista da Liga espanhola, nem da Liga dos Campeões.

Além da Bola de Ouro e do prémio de melhor treinador do ano, serão ainda distribuídos mais cinco prémios na gala da FIFA, que decorrerá em Zurique a partir das 17h30 (hora de Lisboa).

A brasileira Marta e as norte-americanas Abby Wambach e Alex Morgan concorrem ao prémio de melhor jogadora do ano, enquanto o francês Bruno Bini, o japonês Norio Sasaki e a sueca Pia Sundage lutam pela distinção de melhor treinador(a) de futebol feminino.

Serão ainda entregues os prémios de melhor golo do ano (Falcao, Neymar e Stoch são os candidatos), o prémio fair play (a equipa turca Eskisehirspor, a Federação da Guatemala e a Federação do Uzbequistão são os concorrentes) e também será escolhido o melhor “11” do ano.

Sugerir correcção
Comentar