Facebook, Google, eBay e Amazon formam associação de defesa da Internet

Foto
O grupo vai trabalhar a partir de Washington Foto: Mark Wilson/AFP

O grupo chama-se The Internet Association, será lançado em Setembro e irá operar a partir de Washington, onde estão concentrados os órgãos de poder norte-americano.

O grupo tem por missão “educar” os legisladores acerca da importância e do poder que tem a Internet, disse o presidente da associação, Michael Beckerman, ex-conselheiro do House of Representatives Energy And Commerce Committee.

“Queremos educar os legisladores sobre o impacto da Internet nos seus círculos eleitorais”, disse Beckerman.

A lista completa de assuntos e propostas que a nova associação pretende tratar será revelada em Setembro, acrescentou o mesmo responsável, mas sabe-se que temas como a cibersegurança e uma maior facilidade na contratação de engenheiros estrangeiros estarão na agenda deste lobby.

Outro dos temas quentes para estes gigantes tecnológicos é a neutralidade da Internet e a oposição a propostas como o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect IP Act), ambas em suspenso.

A constituição desta associação é um passo natural para estes gigantes tecnológicos. O Google e o Facebook já gastam actualmente muito dinheiro em lobbying político. De acordo com o Center for Responsive Politics, o Google gastou 3,9 milhões de dólares (3,2 milhões de euros) em lobbying entre Abril e Junho de 2012. No mesmo período o Facebook gastou 960 mil dólares (792 mil euros).

Sugerir correcção
Comentar