Alexandre, 10 anos, vai dar o seu nome a um satélite do Programa Galileo

Foto
Foi com este desenho que Alexandre Lourenço se tornou o vencedor português do concurso europeu de desenho Galileo Alexandre Lourenço

Pronunciando-se sobre os motivos que levaram este trabalho artístico a ser eleito vencedor, o júri português afirmou: “O tema Espaço e Aeronáutica neste desenho corresponde ao desafio lançado às crianças. É um trabalho bem concebido do ponto de vista da originalidade de expressão e das técnicas utilizadas, que o tornam esteticamente atractivo.”

Para participar, cada criança teve que enviar um trabalho de desenho baseado no tema “Espaço e Aeronáutica”. As crianças foram convidadas a dar asas à imaginação e utilizar os materiais e técnicas da sua preferência. Os trabalhos foram depois digitalizados ou fotografados e enviados para o site do concurso.

O júri nacional era composto por algumas figuras bem conhecidas do panorama mediático, nomeadamente Fernando Carvalho Rodrigues - conhecido como o “pai” do primeiro satélite português - e o judoca Nuno Delgado.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu este sábado no Observatório Astronómico de Lisboa.

O Programa Galileo

O Programa Galileo é o sistema global de navegação por satélite desenvolvido no seio da União Europeia, permitindo aos utilizadores saber a sua posição exacta no espaço.

O sistema é interoperável com o GPS americano e o Glonass russo, mas independente dos mesmos.

A Comissão Europeia avança que, em 2014, o Galileo irá oferecer três serviços: serviço aberto (grátis), serviço público regulamentado (assegura que serviços-chave como os destinados à policia e bombeiros continuam a funcionar em momentos de crise) e serviço de busca e salvamento (em ocasiões de emergência).

A disponibilizar mais tarde, estão previstos o serviço comercial e o serviço vital, para dados autenticados mais precisos e utilização em aplicações críticas.

Recentemente, o Galileo deu um enorme passo com o lançamento dos primeiros dois satélites operacionais a 21 de Outubro de 2011. Um segundo lançamento de mais dois satélites Galileo operacionais terá lugar em 2012.