Um em cada dez portugueses faz compras online

Foto
Os estudantes são os que mais usam a internet para compras PÚBLICO/arquivo
Os dados

– publicados hoje e resultantes do inquérito anual sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação pelas famílias (que auscultou 7175 agregados familiares) – mostram um aumento de 0,8 pontos percentuais no número de portugueses que recorre à Internet para comércio electrónico: eram 9,5% em 2010, ano em que se registara uma ligeira descida face aos números de 2009.

A região de Lisboa, com 13,5%, é aquela em que a prática é mais frequente, seguida do Algarve (11,6%) e Alentejo (10,9%).

Sem surpresas, são as faixas etárias mais jovens as que mais compram online: 19,2% destes cibernautas têm entre 25 e 34 anos e 16,3% têm entre 16 e 24.

Entre os homens, que habitualmente surgem ligeiramente à frente das mulheres na adopção de tecnologias de informação, 11,2% dos inquiridos disseram ter recorrido ao comércio electrónico, o que está 1,7 pontos acima das mulheres que responderam positivamente.

Os números do INE indicam ainda que 58% dos agregados familiares têm acesso à Internet, um indicador que tem vindo sempre a subir desde os 15,1% registados em 2002. Destes, praticamente todos (98%) têm Internet de banda larga.

O INE publicou também dados sobre o uso das tecnologias de informação nas empresas com mais de nove pessoas: 95% já usam Internet e 85,7% têm acesso de banda larga. Porém, pouco menos de metade (49,3%) disponibiliza um site. Estes indicadores tendem a subir à medida que aumenta o número de funcionários das empresas inquiridas.

Sugerir correcção
Comentar