Votação online para escolher logótipo dos Direitos Humanos

Foto
Alguns dos logos a concurso D.R.

Os dez desenhos finalistas foram escolhidos por um conjunto de políticos de renome, artistas de design, laureados com o Nobel e activistas dos direitos humanos, e agora podem ser votados por qualquer pessoa no site A Logo for Human Rights.

Os finalistas foram escolhidos entre mais de 15 mil logótipos oriundos de 190 países: Este é considerado o maior concurso internacional para criação de um logótipo realizado até hoje.

O projecto de dar um símbolo aos direitos humanos começou no gabinete dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, a 3 de Maio. A ideia na base da iniciativa, explicou Johannes Regenbrecht, um responsável do MNE alemão, foi “tornar mais popular, mais visível e mais tangível a questão da protecção dos direitos humanos, uma vez que é um assunto bastante abstracto”.

O logótipo que sair vencedor da votação que termina este sábado vai ser apresentado a 23 de Setembro na Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, numa cerimónia que vai ser transmitida via Internet. O vencedor vai receber 5000 euros, enquanto o segundo e o terceiro lugares ganham 3000 e 1000 euros, respectivamente.

O júri inicial foi constituído por personalidades internacionais de renome como a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, cinco vencedores do Nobel da Paz - Aung San Suu Kyi, Shirin Ebadi, Muhammad Yunus, Mikhail Gorbachev e Jimmy Carter - e ainda os ministros dos Negócios Estrangeiros da Bósnia-Herzegovina, Canadá, Chile, República Checa, Alemanha, Maurícia, Senegal, Singapura e Uruguai. Foram estes ministros que tomaram a iniciativa de criar a plataforma on-line para o concurso.

Sugerir correcção
Comentar