-
-
O Museu do Fado vai estar presente na final do Festival Eurovisão da Canção através de 18 guitarristas da sua escola. Os músicos irão acompanhar a fadista Ana Moura na interpretação do tema “Fado Loucura”.
Uma final da Eurovisão em Portugal não poderia acontecer sem fado, a música que vem no código genético de todos os portugueses. Serão dois os momentos que lhe estarão dedicados, este Sábado, dia 12 de Maio, na abertura daquela que é considerada a maior competição musical europeia. O Museu do Fado marcará presença logo no primeiro desses momentos, protagonizado por Ana Moura, que será acompanhada à guitarra por 18 músicos formados na escola daquele museu. O tema que abre a 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção é o “Fado Loucura”, seguindo-se “Barco Negro”, cantado por Mariza na companhia de 32 percussionistas.
Criada em 2002, a Escola do Museu do Fado tem como objectivo a preservação e divulgação da tradição musical associada ao fado. Para tal, organiza formações regulares destinadas a passar o conhecimento e a mestria nas várias áreas que lhe estão associadas, nomeadamente, voz, criação de letras ou guitarra portuguesa. É precisamente deste último - do Curso de Guitarra Portuguesa [http://www.museudofado.pt/gca/index.php?id=46] – que são oriundos os músicos que subirão ao palco para acompanhar Ana Moura na interpretação de um tema que é quase obrigatório no repertório dos grandes nomes do fado.
O curso da Escola do Museu do Fado é orientado, desde o início, por António Parreira, brilhante guitarrista, mestre e compositor, autor de “O Livro dos Fados – 180 Fados Tradicionais em Partituras”, editado pelo Museu do Fado, em 2014, e que reúne partituras de 180 temas do cancioneiro tradicional transcritas pelo próprio.
200 milhões de espectadores
A final do Festival Eurovisão da Canção 2018 conta com a participação de 26 países (dos 43 que chegaram às semifinais) e acontece este Sábado pelas 19h30, na Altice Arena, em Lisboa. A competição chega pela primeira vez a Portugal, depois de Salvador Sobral se ter sagrado vencedor na final do ano passado, em Kiev, Ucrânia, com o tema “Amar Pelos Dois”.
O evento terá transmissão em directo pela RTP, devendo ser acompanhado por um universo de 200 milhões de espectadores em todo o mundo. Entre jornalistas e fãs, a organização do evento estima que estejam em Lisboa cerca de 70 mil pessoas para acompanhar a final. O nosso país estará representado por Cláudia Pascoal, que interpretará o tema “O Jardim”, composto por Isaura.
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Gerir notificações
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Notificações bloqueadas
Para permitir notificações, siga as instruções: