Menino abandonado pelos pais na floresta foi encontrado vivo e com saúde

Yamato Tanooka, de sete anos, sobreviveu quase sete dias. Estava num edifício de uma base militar japonesa.

i-video
"Estou muito arrependido", diz o pai de Yamato

O rapaz japonês abandonado pelos pais na floresta, como castigo, foi encontrado nesta sexta-feira, vivo e sem quaisquer ferimentos. Yamato Tanooka, de sete anos, estava num edifício de uma base militar a quatro quilómetros do local onde desapareceu.

O rapaz tinha desaparecido no sábado, quando os pais o deixaram junto à berma da estrada, como castigo por estar a atirar pedras a outros carros. A busca do rapaz deixou o país em suspenso. Quando foi divulgada a informação de que Yamato estava são e salvo, as tropas envolvidas na sua busca começaram a bater palmas e na sua escola em Hokkaido os colegas celebraram, segundo descreve a imprensa local.

“Um dos nossos soldados estava a preparar-se para o treino esta manhã, abriu a porta de um dos edifícios da base e lá estava ele”, contou um membro das forças armadas japonesas, citado pela televisão NHK.

“Quando ele lhe perguntou: ‘És o Yamato?’, o rapaz respondeu que sim. Depois ele disse que estava com fome e o soldado deu-lhe água, pão e bolinhos de arroz."

Foto
Yamato Tanooka, de sete anos, estava num edifício militar AFP

Yamato foi levado para o hospital para ser avaliado: estava bem de saúde, excepto a baixa temperatura corporal, e ficará internado durante a noite como precaução, explicou um médico em conferência de imprensa.

Em lágrimas, o pai do rapaz, Takayuki Tanooka, agradeceu às equipas de busca e pediu desculpa pela situação. “Reflectimos sobre o que fizemos e foi realmente excessivo”, disse Tanooka. “Nós já o amávamos e vamos dar-lhe ainda mais atenção agora.”

Inicialmente os pais de Yamato disseram que o filho tinha desaparecido, enquanto procuravam plantas comestíveis na floresta, mas mais tarde admitiram à polícia ter abandonado o filho na estrada para o disciplinar, depois de ele ter atirado pedras a outros carros. O pai disse que ocultou a razão para o desaparecimento do filho por ter vergonha, segundo o Japan Times.

Os pais disseram ainda que voltaram ao local minutos depois do abandono, mas o rapaz já tinha desaparecido. A família procurou-o durante cerca de meia hora e decidiu então contactar a polícia.

As autoridades lançaram uma operação de busca de grande escala, que envolveu mais de 180 agentes policiais, bombeiros e membros das Forças de Autodefesa (equivalente às Forças Armadas) e ainda um helicóptero.

A área onde Yamato foi deixado é tão remota que os residentes da região dizem que raramente lá vão.

O rapaz, no entanto, conseguiu sobreviver quase sete dias na floresta densa onde as temperaturas à noite desceram até aos sete graus e onde choveu intensamente, apesar de estar apenas vestido com calças de ganga e t-shirt.

Yamato contou que “andou pelas montanhas” até encontrar o edifício militar, que não estava trancado. Bebeu água da torneira e dormiu em colchões que estavam espalhados pelo chão.

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 11 comentários