Trabalhadores de bingos do Porto solicitam ajuda à câmara
Os trabalhadores dos bingos Brasília e Olímpia concentraram-se ontem junto à Câmara do Porto para pedir à autarquia que interceda junto do Governo para a reabertura das salas, tendo decidido fazer uma manifestação, em Lisboa, no início do próximo mês.
"Os trabalhadores deslocaram-se à Câmara do Porto para pedir que interceda junto do Governo para resolver este problema, uma vez que a autarquia tinha apoiado a luta dos trabalhadores com a aprovação de uma moção", disse ontem o dirigente do Sindicato da Hotelaria e Turismo do Norte. Em declarações à Lusa, Francisco Figueiredo adiantou que "os trabalhadores vão aguardar pelo final do mês e, se não houver uma decisão sobre a reabertura do Brasília e do Olímpia, vão manifestar-se em frente à Secretaria de Estado do Turismo, no início de Outubro".
O responsável do Sindicato da Hotelaria e Turismo do Norte defendeu que "desde 15 de Junho, data em que as propostas de concessão foram abertas, o Governo já teve muito tempo para analisar tudo e mais alguma coisa", realçando que "nestes três meses, o Estado já perdeu mais de 800 mil euros". De acordo com os cálculos do sindicato, os cofres públicos perderam mais de 800 mil euros pelos três meses de atraso na atribuição da nova concessão dos bingos Brasília e Olímpia, fechados desde Janeiro, uma vez que deixou de arrecadar impostos de jogo e está a pagar o subsídio de desemprego aos 90 trabalhadores, numa valor superior a 270 mil euros por mês.
Em Agosto, o Ministério da Economia, que tutela da Secretaria de Estado do Turismo, garantiu que o concurso "está a decorrer dentro dos prazos normais e legais". Fonte do ministério explicou então que foram apresentadas seis reclamações, "que têm estado a ser analisadas pelo júri", e adiantou que os vencedores dos concursos serão anunciados "mal o processo esteja concluído".
Até fecharem portas, há nove meses, as duas salas de bingo estavam concessionadas à Varzim Sol (do grupo Estoril Sol), que cedeu a exploração à Sociedade Nortenha de Bingos. Em Janeiro, a Câmara do Porto aprovou, por unanimidade, apelar ao Governo para que se empenhe "na busca de uma solução para manter em funcionamento" as salas de bingo do Brasília e Olímpia, garantindo os direitos de quem lá trabalha.