Aveiro reforça aposta nas bicicletas
A cidade que há uma década pôs nas ruas as BUGA (Bicicletas de Utilização Gratuita de Aveiro) ainda não desistiu de ver todos a circular sobre duas rodas. Em Agosto de 2008, Aveiro lançou o projectoLifeCycle, com a ideia de "chamar todos os grupos etários a adoptarem a bicicleta", explica Arminda Soares, do Gabinete de Mobilidade da câmara municipal.
A primeira experiência foi lançada junto dos funcionários da própria câmara. "Apenas lhe dissemos para experimentar ir de bicicleta para o trabalho pelo menos duas vezes por semana, durante três meses", conta Arminda Soares. Depois da iniciativa, até ao Verão, eram quatro os funcionários que tinham mudado os hábitos e adoptado a bicicleta.
A autarquia levou a mesma ideia a três escolas do segundo ciclo, abrangendo alunos, professores e funcionários. No final, foi organizada uma grande volta de bicicleta que juntou cerca de mil pessoas. A Universidade de Aveiro também foi incluída no pacote. Na semana de inscrições, uma equipa de jovens universitários sensibilizou os caloiros e foi promovida uma venda de bicicletas no campus.
"Queremos dizer às pessoas que vivem em Aveiro que a bicicleta promove hábitos saudáveis, que pode ajudar a prevenir doenças do coração, que é um meio de transporte rápido, que melhora a qualidade do ar e que torna as pessoas mais independentes", explica Arminda Soares.
Para a Primavera de 2010, a câmara quer alargar o projecto a todas as escolas secundárias do concelho, a todo o mundo laboral e também aos reformados de 14 freguesias. Helena Geraldes