O PISA (Programme for International Student Assessment) avalia capacidades e conhecimentos considerados essenciais da Matemática, Leitura e Ciências. A literacia matemática é, neste estudo, “a capacidade de raciocinar matematicamente e de formular, aplicar e interpretar a matemática para resolver problemas” em contexto do mundo real. A literacia científica implica “a capacidade de um indivíduo se envolver em questões relacionadas com as ciências, compreender as ideias científicas (…) e interpretar dados e evidências cientificamente”. Por fim, a literacia em leitura é definida como “a compreensão, a utilização, a avaliação, a reflexão e o envolvimento com textos, com a finalidade de atingir objectivos, desenvolver os seus conhecimentos e potencialidades e participar na sociedade”
Singapura
Macau (China)
Taipé
Hong K. (China)
Japão
Coreia
Estónia
Suíça
Canadá
Países Baixos
Irlanda
Bélgica
Dinamarca
Reino Unido
Polónia
Áustria
Austrália
Rep. Checa
Eslovénia
Finlândia
Letónia
Suécia
Nova Zelândia
Lituânia
Alemanha
França
Espanha
Hungria
Portugal**
Média OCDE
Itália
Vietname
Noruega
Malta
EUA
Rep. Eslovaca
Cróacia
Islândia
Israel
Turquia
Brunei Darussalem
Ucrânia*
Sérvia
EAU
Grécia
Roménia
Cazaquistão
Mongólia
Chipre
Bulgária
Moldávia
Qatar
Chile
Uruguai
Malásia
Montenegro
Azerbaijão (Baku)
México
Tailândia
Peru
Geórgia
Arábia Saudita
Macedónia do N.
Costa Rica
Colômbia
Brasil
Argentina
Jamaica
Albânia
Aut. Palestiniana
Indonésia
Marrocos
Uzbequistão
Jordânia
Panamá
Kosovo
Filipinas
Guatemala
El Salvador
Rep. Dominicana
Paraguai
Camboja
Argélia
Bielorrússia
Bósnia Herzeg.
B-S-J-Z (China)***
Líbano
Luxemburgo
Rússia
Trind. e Tobago
Tunísia
2022 2018 2015 2012 2009 2006 2003
449
494
495
494
490
489
472
Singapura
Japão
Macau (China)
Taipé
Coreia
Estónia
Hong K. (China)
Canadá
Finlândia
Austrália
Nova Zelândia
Irlanda
Suíça
Eslovénia
Reino Unido
EUA
Polónia
Rep. Checa
Letónia
Dinamarca
Suécia
Alemanha
Áustria
Bélgica
Países Baixos
França
Hungria
Média OCDE
Espanha
Lituânia
Portugal**
Cróacia
Noruega
Itália
Turquia
Vietname
Malta
Israel
Rep. Eslovaca
Ucrânia*
Sérvia
Islândia
Brunei Darussalem
Chile
Grécia
Uruguai
Qatar
Emirados Árabes Unidos
Roménia
Cazaquistão
Bulgária
Moldávia
Malásia
Mongólia
Colômbia
Costa Rica
Chipre
México
Tailândia
Peru
Argentina
Montenegro
Brasil
Jamaica
Arábia Saudita
Panamá
Geórgia
Indonésia
Azerbaijão (Baku)
Macedónia do Norte
Albânia
Jordânia
El Salvador
Guatemala
Aut. Palestiniana
Paraguai
Marrocos
Rep. Dominicana
Kosovo
Filipinas
Uzbequistão
Camboja
Argélia
Bielorrússia
Bósnia Herzeg.
B-S-J-Z (China)***
Líbano
Luxemburgo
Rússia
Trind. e Tobago
Tunísia
2022 2018 2015 2012 2009 2006 2003
489
485
493
501
501
498
Singapura
Irlanda
Japão
Coreia
Taipé
Estónia
Macau (China)
Canadá
EUA
Nova Zelândia
Hong K. (China)
Austrália
Reino Unido
Finlândia
Dinamarca
Polónia
Rep. Checa
Suécia
Suíça
Itália
Áustria
Alemanha
Bélgica
Portugal**
Noruega
Cróacia
Média OCDE
Letónia
Espanha
França
Israel
Hungria
Lituânia
Eslovénia
Vietname
Países Baixos
Turquia
Chile
Rep. Eslovaca
Malta
Sérvia
Grécia
Islândia
Uruguai
Brunei Darussalem
Roménia
Ucrânia*
Qatar
EAU
México
Costa Rica
Moldávia
Brasil
Jamaica
Colômbia
Peru
Montenegro
Bulgária
Argentina
Panamá
Malásia
Cazaquistão
Arábia Saudita
Chipre
Tailândia
Mongólia
Guatemala
Geórgia
Paraguai
Azerbaijão (Baku)
El Salvador
Indonésia
Macedónia do N.
Albânia
Rep. Dominicana
Aut. Palestiniana
Filipinas
Kosovo
Jordânia
Marrocos
Uzbequistão
Camboja
Argélia
Bielorrússia
Bósnia Herzeg.
B-S-J-Z (China)***
Líbano
Luxemburgo
Rússia
Trind. e Tobago
Tunísia
2022 2018 2015 2012 2009 2006 2003
487
476
493
496
489
493
494
* Devido à guerra na Ucrânia, as seguintes nove províncias/regiões não fizeram parte do estudo: Dnipropetrovsk, Donetsk, Kharkiv, Luhansk, Zaporijjia, Kherson, Mykolaiv, a Crimeia e a cidade de Sevastopol.
** Posição de Portugal no ranking de todos os países (incluindo os que não são da OCDE).
*** B-S-J-Z (China) refere-se no PISA 2018 às províncias/municípios chineses: Pequim, Xangai, Jiangsu e Zhejiang. No PISA 2015 tinham sido Pequim, Xangai, Jiangsu e Guangdong.
Notas: Os seguintes países participam pela primeira vez no estudo: Cambodja, El Salvador, Guatemala, Jamaica, Mongólia, Autoridade Palestiniana, Paraguai e Uzbequistão, destes Cambodja, Guatemala e o Paraguai participam no programa PISA para o Desenvolvimento.
As províncias chinesas (Beijing, Shanghai, Jiangsu and Zhejiang) e o Líbano são participantes no PISA 2022 mas devido ao encerramento das escolas durante o período de recolha de dados não foi possível a recolha dos mesmos.
Os muitos bons e os muito fracos
O PISA distingue seis níveis de proficiência. Os alunos que estão no nível 1 são os que menos competências revelam. A OCDE entende que não têm o necessário para uma cidadania activa. No nível 6 estão os que são capazes de realizar tarefas complexas, que exigem capacidade de reflexão e abstracção, de lidar com informação menos óbvia e resolver problemas mais difíceis