-
-
A Praça do Município será o palco para acolher quatro grandes concertos de fado, integrados na programação do Lisboa na Rua’18. Os espectáculos realizam-se em Agosto e Setembro.
Paulo Bragança, Teresinha Landeiro, Sara Correia e Katia Guerreiro são os nomes que irão levar o fado à Praça do Município, em Lisboa, numa série de quatro concertos em nome próprio. “Sou do Fado” é o nome da iniciativa co-produzida pelo Museu do Fado e integra a programação deste ano do Lisboa na Rua, evento cultural organizado pela EGEAC. Paulo Bragança é o primeiro a subir ao palco, na noite de 23 de Agosto, revelando a presença e a voz que fizeram dele o fadista rebelde e inovador dos anos 1990. Tendo ficado associado a uma estética gótica e às influências de vanguarda que introduziu no fado, editou o primeiro álbum em 1992. Depois de cerca de dez anos afastado, regressou em 2017 e abraçou de novo o fado com a mesma alma do início. Recentemente lançou o tema Cativo, a primeira amostra de Exílio, o álbum em que tem vindo a trabalhar com o produtor Carlos Maria Trindade. Uma semana depois, a 30 de Agosto, a protagonista é Teresinha Landeiro que leva à Praça do Município o seu primeiro disco – Namoro, com letras escritas por si numa renovação do repertório tradicional. Considerada uma das fadistas mais representativas da nova geração, canta desde pequena e foi na sua primeira actuação em público – aos 12 anos – que conheceu a fadista Raquel Tavares, hoje sua madrinha artística e grande referência.
Sara Correia é a fadista que se segue, no dia 6 de Setembro, mostrando a força de quem nasceu e cresceu no meio do fado. Com apenas 23 anos mas muitas competições de fado ganhas, é hoje presença assídua nas melhores casas de fado da capital, onde tem aprumado a técnica e treinado o sentimento aliado ao poema. Neste concerto irá apresentar o seu primeiro álbum. A programação “Sou do Fado” termina na noite de 13 de Setembro com a actuação de Katia Guerreiro, uma das mais importantes fadistas da actualidade. A celebrar a maioridade da sua carreira, Katia Guerreiro é unanimemente reconhecida como uma das principais embaixadoras do fado no mundo, tendo sido este ano escolhida pelo tenor Plácido Domingo como a representante portuguesa da iniciativa #Ode2JoyChallenge, desafio que celebra e promove o património cultural europeu. Katia Guerreiro encontra-se a terminar o seu décimo álbum, produzido por José Mário Branco.
Lisboa na Rua
Os quatro concertos integram a programação do Lisboa na Rua’18, uma iniciativa da EGEAC que, todos os anos, leva para as ruas, parques e jardins da capital muita música, dança, performances e outras manifestações culturais. Apesar de os programas serem sempre diferentes de ano para ano, há algo que se repete: é tudo gratuito e ao ar livre. À semelhança dos anos anteriores, o Museu do Fado associa-se ao evento e oferece a quem quiser a oportunidade de assistir a quatro concertos memoráveis de quatro artistas ímpares, cada qual homenageando o fado – a sorte e o destino – com o seu jeito e a sua essência.
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Gerir notificações
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Notificações bloqueadas
Para permitir notificações, siga as instruções: