Fotogaleria
Da sida aos beijos na boca entre líderes mundiais, as fotografias provocadoras de Oliviero Toscani
Oliviero Toscani morreu esta segunda-feira, aos 82 anos. O fotógrafo italiano usou a sua lente de forma provocadora, principalmente para campanhas na Benetton.
Oliviero Toscani morreu esta segunda-feira, segundo avançou a família em comunicado. O fotógrafo italiano estaria a sofrer de amiloidose, uma doença rara e sem cura.
O homem, que tinha 82 anos, esteve por trás de algumas das campanhas publicitárias mais controversas das últimas décadas. Intimamente ligado à Benetton, Toscani acreditava que as campanhas publicitárias eram o lugar perfeito para falar de questões importantes do mundo real.
Foi nos anos 1980 e 1990 que mais brilhou, contribuindo inegavelmente para a fama da marca de roupa italiana. Em 1982, assumiu a direcção criativa da Benetton. Continuou a trabalhar por lá até 2000 e acabou por regressar em 2017, para ficar durante três anos. Foi nessa casa que fez os seus trabalhos mais conhecidos (e controversos).
Grandes líderes mundiais a beijarem-se, sexo entre equídeos, preservativos, casais homossexuais inter-raciais foram algumas das campanhas que estiveram expostas em outdoors pelo mundo e que mostraram a capacidade de Toscani de fazer da publicidade activismo.
Veja algumas das fotografias mais conhecidas de Oliviero Toscani: