A "refeição" de uma baleia valeu o título de Fotógrafo de Oceanos do Ano

Foram reveladas as melhores fotografias nas nove categorias do concurso Ocean Photographer Of The Year, promovido pela Oceanographic Magazine.

 

Grande vencedor The Ocean Photographer Of The Year Rafael Fernandez Caballero
Fotogaleria
Grande vencedor The Ocean Photographer Of The Year Rafael Fernandez Caballero

A "refeição" da baleia de Bryde. Eis a fotografia que valeu a Rafael Fernandez Caballero, globetrotter e uma espécie de campeão mundial da fotografia subaquática, o título de Ocean Photographer Of The Year, concurso promovido pela Oceanographic Magazine.

“Um frenesi alimentar é o maior espectáculo do mundo para mim. Os menores animais do planeta, o plâncton, atraem iscas de sardinha e, por sua vez, aparecem baleias gigantes”, descreve o fotógrafo espanhol que teve a sorte de testemunhar o momento de perto, na Baja California Sur, no final do ano passado. "Devido ao El Niño e às temperaturas mais altas, juntaram-se ao festim diferentes espécies. O destaque foi esta baleia, que surgiu do nada com a boca bem aberta.”

O grande vencedor do título Fotógrafo de Oceanos do Ano, "uma celebração do nosso belo planeta azul", é seleccionado a partir de inscrições em nove categorias. A competição pretende também funcionar como "plataforma para destacar as muitas dificuldades que os oceanos enfrentam". Daí que duas das categorias sejam Conservação (Impacto) e Conservação (Esperança).

O vencedor da primeira, Frederik Brogaard mostra-nos uma baleia a ser arrastada para um cais na Islândia, onde ficará à espera de ser retalhada, recordando-nos que "a caça comercial às baleias ainda existe". "A Islândia, o Japão e a Noruega ainda praticam e deveriam ser condenados e responsabilizados", escreve o fotógrafo. O da segunda, Shane Gross, fotografou uma tartaruga verde ao ser libertada por um mergulhador após ser capturada enquanto este capturava tubarões. “Agindo rapidamente, os mergulhadores desembaraçaram a tartaruga, fizeram medições e etiquetaram-na antes de a soltar no local onde foi capturada”, lembra Gross. “Ela agora é uma embaixadora da sua espécie."

Segundo lugar The Ocean Photographer Of The Year
Segundo lugar The Ocean Photographer Of The Year Jade Hoksbergen
Terceiro lugar The Ocean Photographer Of The Year
Terceiro lugar The Ocean Photographer Of The Year Thien Nguyen
Vencedor Vida Selvagem
Vencedor Vida Selvagem Manuel Castellanos Raboso
Vencedor Belas Artes
Vencedor Belas Artes Henley Spiers
Vencedor Aventura
Vencedor Aventura Tobias Friedrich
Vencedor Conservação (Impacto)
Vencedor Conservação (Impacto) Frederik Brogaard
Vencedor Conservação (Esperança)
Vencedor Conservação (Esperança) SHANE GROSS
Vencedor Ligação Humana
Vencedor Ligação Humana Zhang Xiang
Vencedor Jovem
Vencedor Jovem Jacob Guy
Vencedor Portfólio Oceanos
Vencedor Portfólio Oceanos Shane Gross
Vencedor Prémio Feminino
Vencedor Prémio Feminino IPAH UID LYNN