Em Novembro de 2024, a Fundação Oriente será palco de uma oportunidade única para reunir empresas, academia e decisores, num debate sobre os impactos – actuais e perspectivados – de uma estratégia que não é apenas de carácter urgente para a sustentabilidade ambiental, mas também estruturante para a competitividade económica do país.
Com vários painéis de debate dedicados aos eixos estruturais do processo de descarbonização e contando com a intervenção de keynote speakers de relevo, este é um evento a não perder, tanto para empresários, legisladores e cidadãos empenhados no processo de redução da pegada carbónica.
As metas estabelecidas pelo European Green Deal têm como objectivo principal reduzir os efeitos da actividade humana e as emissões de gases nocivos que lhe estão associados.
Alcançar a neutralidade carbónica até 2050 é imperativo para podermos controlar e até reverter alguns dos principais sinais das alterações climáticas. Mas não só. Abraçar uma política de descarbonização pode ser um factor preponderante para o crescimento da economia e para uma maior competitividade das empresas.
Com este projecto, o Estúdio P e o PÚBLICO pretendem dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023 - no qual foi destacada a temática do “Hidrogénio” no espaço mediático - e dar visibilidade a todos os agentes de transformação que já estão a operar as engrenagens do processo de descarbonização em Portugal, potenciado a sustentabilidade ecológica e económica do país.