Prémio Novo Banco Revelação para Bruno Zhu
Artista de 23 anos apresenta exposição individual no Museu de Serralves em Novembro.
Nascido no Porto, Zhu, de 23 anos, irá receber uma bolsa de produção de 15 mil euros, e a oportunidade de expor individualmente no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, já em Novembro.
O premiado foi escolhido por um júri internacional que se reuniu esta semana no Museu de Serralves, composto por Pierre Bal-Blanc, da equipa curatorial da Documenta de Kassel, Michelle Cotton, directora da Associação Artística de Bona (Bonner Kunstverein) e os curadores do Museu de Serralves Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau.
O júri considerou que o trabalho de Bruno Zhu com a fotografia “aproxima a experiência do espectador da manipulação quotidiana a que as imagens estão sujeitas na actualidade, nomeadamente na Internet”. “Misturando de forma descomplexada referências eruditas e populares”, diz o comunicado do Museu de Serralves, “o artista relaciona a criatividade contemporânea com a fluidez dos media”.
Licenciado em Design de Moda pela Central Saint Martins de Londres, Bruno Zhu frequenta o mestrado em Artes Plásticas no Sandberg Institute em Amesterdão, onde vive actualmente. Este ano, o Prémio Novo Banco Revelação – que se destina a artistas com menos de 30 anos – contou com 72 candidatos. Bruno Zhu foi seleccionado de entre quatro finalistas. O prémio, que resulta de uma parceria entre Serralves e o Novo Banco, foi reformulado após a resolução do Banco Espírito Santo.