Agenda dia-a-dia: Calendário dos Festivais de Verão de 2023
Entre Junho e Setembro, a música espalha-se pelo país, de Paredes de Coura a Portimão, passando pelas ilhas. Este calendário é uma cábula para não se perder na viagem pelos espectáculos dos próximos meses.
Está a chegar o Verão e, com ele, a época mais agitada de festivais. O Primavera Sound Porto marcou o início. Até ao final de Setembro, muitos mais se instalarão em vilas, praias, cidades ou herdades do país. Construímos um roteiro para viajar pela música que nos trazem.
Jardins do Marquês (Oeiras)
Entre 27 de Junho e 5 de Julho, os Jardins do Marquês, em Oeiras, acolhem concertos de Liniker, Joss Stone ou Maria Bethânia. Destaque, dia 29 de Junho, para o concerto que reúne António Zambujo, Camané e Ricardo Ribeiro para uma viagem ao riquíssimo património musical brasileiro. (https://jardinsdomarques.pt/)
Festival Med (Loulé)
Chegado à sua 19.ª edição, o Festival Med assume-se como casa inescapável das músicas do mundo. Entre 29 de Junho e 2 de Julho, passarão pelo centro histórico de Loulé Amadou & Mariam, Horace Andy ou Sétima Legião. Atenção redobrada para os cabo-verdianos Bulimundo, banda lendária do funaná, que sobem a palco dia 1 de Julho. (https://festivalmed.cm-loule.pt/)
Rolling Loud (Portimão)
Entre 5 e 7 de Julho dominam o hip hop, o trap e o R&B, num cartaz de peso onde encontramos Playboi Carti, Gucci Mane, Joey Bada$$ ou os nossos ProfJam e T.Rex. Travis Scott, nome maior do hip hop contemporâneo, virá apresentar no dia 5 de Julho o novo quarto álbum, Utopia. (https://portugal.rollingloud.com/)
Nos Alive (Oeiras)
Um dos mais célebres e concorridos festivais de Verão portugueses, volta a instalar-se no Passeio Marítimo de Algés entre 6 e 8 de Julho. Entre as dezenas de bandas e artistas em cartaz encontramos os Red Hot Chili Peppers, Lizzo, Angel Olsen ou Queens of The Stone Age. Os Arctic Monkeys de Alex Turner, dia 6 de Julho, serão certamente dos mais aguardados. (https://nosalive.com/)
Cool Jazz (Cascais)
Dividido entre o Hipódromo Manuel Possolo, o Parque Marechal Carmona e os Jardins da Casa das Histórias Paula Rego, o Cool Jazz prolonga-se dos dias 8 a 29 de Julho, não consecutivos. No cartaz encontramos históricos como Lionel Richie e Van Morrison (22 de Julho) e figuras como Norah Jones e Ben Harper (26 de Julho). (https://www.cooljazz.pt/)
Super Bock Super Rock (Meco)
De volta à Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, o Super Bock Super Rock apresenta entre 13 e 15 de Julho Offspring, Franz Ferdinand, Steve Lacy, Caroline Polachek, Roísin Murphy ou Father John Misty. Destaque absoluto, porém, para o concerto dos Wu-Tang Clan, nome lendário na história do hip hop (14 de Julho). (https://superbocksuperrock.pt/)
Marés Vivas (Vila Nova de Gaia)
O público que acorrer ao antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova Gaia, de 14 a 16 de Julho, verá os Black Eyed Peas ou Slow J. É certo, porém, que todas as atenções estarão centradas nos Da Weasel (segundo concerto da banda após o regresso no Nos Alive, o ano passado), e em J Balvin, mestre da revolução reggaetón que tomou conta do mundo (15 de Julho). (https://maresvivas.meo.pt/)
Summer Opening (Funchal)
Na edição em que comemora 10 anos, o Summer Opening mostra entre 14 e 22 de Julho, no Parque Santa Catarina, no Funchal, um talento nascido na ilha, como João Borsch, ou António Zambujo a homenagear um artista da terra, o multifacetado Max. Em cartaz, também, Dino d’Santiago, músico que tem provado unir em si os quatro pontos cardeais (dia 21 de Julho). (https://summeropening.pt/)
Boom Festival (Idanha-a-Nova)
Realiza-se entre 20 e 27 de Julho e é um dos mais célebres e reconhecidos festivais portugueses. Sendo dos melhores exemplos de um festival em que a “experiência” do todo se sobrepõe a concertos específicos, destaquemos, ainda assim, os portugueses Bandua, revelação no cruzamento de espíritos tradicionais com sensibilidade moderna. (https://boomfestival.org/boom2023/)
FMM Sines (Sines e Porto Covo)
Entre 22 a 29 de Julho, será todo um mundo de músicas a encontrar-se entre Sines e Porto Covo. Olhos e ouvidos atentos aos reunidos Super Mama Djombo, nome essencial das últimas quatro décadas da Guiné Bissau (29 de Julho), num festival por onde passarão também Tinariwen, Lila Downs ou Rodrigo Cuevas. (https://www.fmmsines.pt/)
Jazz em Agosto (Lisboa)
Quatro décadas depois, o Jazz Em Agosto continua casa de música exigente e arrojada. Na sua 39.ª edição, entre 27 de Julho e 6 de Agosto, passarão pela Gulbenkian os Natural Information Society ou Mary Halvorson. Na abertura, a Eve Risser’s Desert Orchestra, a França ao encontro do Mali (27 de Julho).(https://gulbenkian.pt/jazzemagosto/)
Vagos Metal Fest (Vagos)
Festival com história, um clássico do metal português, o Vagos Metal Fest faz da Quinta do Ega cenário perfeito para o mosh e headbanging. Entre 3 e 5 de Agosto, por lá passarão os Triptycon, os Besta, os Corpus Christii ou os muito 90s Ugly Kid Joe. Isto, para além de uma instituição chamada Sepultura (3 de Agosto). (https://vagosmetalfest.com/)
TMN Sudoeste (Zambujeira do Mar)
Um quarto de século completa este ano um dos mais antigos festivais portugueses. Entre 9 e 12 de Agosto, por lá passarão Steve Aoki, Ivandro, Slow J, Ludmilla ou um francês, David Guetta (9 de Agosto) que, de certa forma, foi o rosto da transformação do Sudoeste na segunda metade da sua vida. (https://sudoeste.meo.pt/pt)
Sonic Blast (Âncora)
Foi no coração do Minho que nasceu um festival que, ao longo dos anos, se transformou em maná para os fãs do rock’n’roll feito viagem psicadélica, ataque sónico poderoso e balanço stoner. Entre 10 e 12 de Agosto, Âncora acolhe Thurston Moore, Bombino, Eyehategod, A Place to Bury Strangers ou esses gurus na vaga neo-psicadélica chamados The Black Angels (12 Agosto). (https://sonicblastfestival.com/)
Neopop (Viana do Castelo)
Tornou-se uma das casas da música electrónica, no que ao roteiro de festivais portugueses diz respeito, desde a primeira edição em 2006. Dezassete anos depois, teremos em Viana do Castelo marcas do passado e visões de futuro, destacando-se nomes como Charlotte de Witte ou Ben Klock, representante inspirado da escola techno de Berlim (11 de Agosto). (https://neopopfestival.com/pt)
Festival Vilar de Mouros (Vilar de Mouros)
O decano dos festivais de Verão portugueses, lugar na história reservado com as edições pioneiras de 1971 e 1982, traz este ano ao Minho um regresso adiado: depois do cancelamento em 2022, os Limp Bizkit estarão em palco dia 23 de Agosto. No cartaz encontramos também Prodigy, James, Ornatos Violeta, Pendulum ou Xutos & Pontapés. (https://www.festivalvilardemouros.pt/)
Luna Fest (Coimbra)
Vai nascer em Coimbra, cidade rock’n’roll, o grande novo festival do Verão português, e é de rock’n’roll (e punk, new wave ou garage) que se falará entre 16 e 20 de Agosto. História em palco: Buzzcocks, Undertones, Gang of Four, Black Lips, The Damned, A Certain Ratio, entre outros. Logo a abrir, dia 16 de Agosto, os míticos Devo, mestres da descontrucção punk. (https://www.lunafestcoimbra.com/)
Vodafone Paredes de Coura (Paredes de Coura)
Uma edição especial: celebram-se 30 anos desde a estreia do festival que é hoje paragem obrigatória no roteiro musical português. Entre 16 e 19 de Agosto, Wilco, Tim Bernardes, Little Simz, Yo La Tengo, Sleaford Mods, Black Midi ou Fever Ray. Protagonismo para Lorde, a cantora de Royals, nome cimeiro da pop contemporânea (19 de Agosto). (https://www.vodafoneparedesdecoura.com/)
Sol da Caparica (Costa da Caparica)
O festival que celebra a música portuguesa ou cantada em português instala-se junto à praia entre 17 a 20 de Agosto. Mariza, T-Rex, José Cid, Chico da Tina, Regula, Da Chick são alguns dos nomes em cartaz. Dia 20, Valete, um dos históricos do rap português, figura em destaque. (https://www.instagram.com/osoldacaparicafestival/)
Festival do Crato (Portalegre)
Uma feira de artesanato e gastronomia que é também um festival de música (e vice-versa). Iguarias no prato, bandas em palco. Entre 22 de 26 de Agosto, concertos de Ana Moura, Rui Veloso, Julinho KSD ou Linda Martini. Dia 24 de Agosto veremos aquele que, a par de David Lynch, John Carpenter e Woody Allen, será o músico/realizador mais famoso do planeta, Goran Bregovic.(https://www.facebook.com/FestivaldoCrato)
Maré de Agosto (Praia Formosa, Santa Maria, Açores)
Clássico açoriano com longa história, o Maré de Agosto cumpre este ano a sua 39.ª edição. Entre 24 a 26 de Agosto chegam à Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, os suecos Dirty Loops ou os sons cabo-verdianos de Carmen Souza. Chegará igualmente, a 25 de Agosto, Gisela João, voz destacadíssima do fado dos nossos tempos. (https://www.maredeagosto.com/)
Meo Kalorama (Lisboa)
Nasceu o ano passado e promete tornar-se paragem obrigatória na recta final do roteiro de festivais, como o indicam os nomes em cartaz entre 31 de Agosto e 2 de Setembro: Yeah Yeah Yeahs, Metronomy, Belle & Sebastian, Aphex Twin. Dia 1 de Setembro, um blockbuster musical chamado Florence + The Machine.(https://meokalorama.pt/)
Festa do Avante (Seixal)
Dizem os indefectíveis da Quinta da Atalaia que “a vida são dois dias e a Festa do Avante são três”. Três serão então, de 1 a 3 de Setembro, com uma cartaz musical onde sobressaem as colaborações: Jorge Palma com Rui Reininho, A Garota Não com Luca Argel, Agir com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho.(https://www.festadoavante.pcp.pt/)
Amplifest (Porto)
No coração do Porto, no Hard Club, um festival de peso: distorção, ritmo, drone, experimentalismo e todas as declinações de heavy. Dois dias, 23 e 24 de Setembro, para receber nomes como os Sunn 0))), David Eugene Edwards, Sir Richard Bishop ou Esben And The Witch. (https://amplificasom.com/amplifest/)
Santa Casa Alfama (Lisboa)
Bairro típico de Lisboa por excelência, apesar da investida turística que ameaça descaracterizá-lo, e uma das mais notórias casas do fado, Alfama volta a acolher o festival que põe a canção de Lisboa no centro de todas as atenções. Dias 29 e 30 de Setembro, veremos, espalhados pelo bairro, Camané, Teresinha Landeiro, Pedro Moutinho ou uma homenagem a Hermínia Silva. (https://musicanocoracao.pt/pt-pt/evento/santa-casa-alfama-2023)
Junho
- 27 de Junho a 5 de Julho Jardins do Marquês (Oeiras, não há concertos nos dias 3 e 4 de Julho)
- 29 de Junho a 2 de Julho Festival Med (Loulé)
Julho
- 5 a 7 Rolling Loud (Portimão)
- 6 a 8 Alive (Oeiras)
- 8 a 29 Cool Jazz (Cascais, dias 8 e 9, 16, 19 e 20, 22 e 23, 26 e 27, 29)
- 13 a 15 Super Bock Super Rock (Meco)
- 14 a 16 Marés Vivas (Vila Nova de Gaia)
- 14 e 15/ 21 e 22 Summer Opening (Funchal)
- 20 a 27 Boom Festival (Idanha-a-Nova)
- 22 a 29 FMM Sines (Sines e Porto Covo)
- 27 de Julho a 6 de Agosto Jazz em Agosto (Lisboa)
Agosto
- 3 a 5 – Vagos Metal Fest (Vagos)
- 9 a 12 TMN Sudoeste (Zambujeira do Mar)
- 10 a 12 Sonic Blast (Âncora)
- 10 a 12 Neopop (Viana do Castelo)
- 16 a 20 Luna Fest (Coimbra)
- 16 a 19 Festival Vodafone Paredes de Coura (Paredes de Coura)
- 17 a 20 de Agosto - Sol da Caparica (Costa da Caparica)
- 22 de 26 de Agosto - Festival do Crato (Portalegre)
- 24 a 26 Festival Vilar de Mouros (Vilar de Mouros)
- 24 a 26 Maré de Agosto – Praia Formosa (Santa Maria, Açores)
- 31 de Agosto a 2 de Setembro MEO Kalorama (Lisboa)
Setembro
- 1 a 3 Festa do Avante (Seixal)
- 23 e 24 Amplifest (Porto)
- 29 e 30 Santa Casa Alfama (Lisboa)
Gerir notificações
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Gerir notificações
Receba notificações quando publicamos um texto deste autor ou sobre os temas deste artigo.
Estes são os autores e tópicos que escolheu seguir. Pode activar ou desactivar as notificações.
Notificações bloqueadas
Para permitir notificações, siga as instruções: