Como funciona o sistema de moderação de comentários do PÚBLICO?

A comunidade rege-se pelo princípio da automoderação: são os próprios leitores que aprovam ou rejeitam comentários, de acordo com as regras. O PÚBLICO só participa na moderação em segunda instância, quando entende que foi aprovado algum conteúdo impróprio, ou que um leitor moderador não está a agir correctamente.


O que é o sistema de reputação? Porque sou “iniciante” e o outro leitor é “experiente”?

Cada leitor tem uma reputação, calculada automaticamente a partir do número de participações na comunidade – comentando, moderando comentários de outros leitores. A qualidade dessas participações também conta: aprovar um comentário, por exemplo, contribui para aumentar a reputação; mas, se esse comentário violar os critérios de publicação e for denunciado por outro leitor, o moderador é penalizado.

Essa reputação traduz-se numa escala hierárquica: os leitores começam por ter o estatuto de “iniciante”, evoluindo depois para “experiente”, “influente” e, por fim, “moderador”. A cada um desses estatutos correspondem diferentes capacidades de comentar e moderar comentários.


Porque é que só os leitores assinantes podem comentar?

Desde 9 de Novembro de 2023 que o sistema de comentários está reservado a assinantes. O PÚBLICO tem muito orgulho nos seus leitores e na comunidade que criou online, mas quer oferecer cada vez mais exclusividade aos assinantes.

Com as limitações impostas em Novembro de 2023, pretende-se garantir que quem participa na comunidade lê efectivamente os artigos do PÚBLICO, elevando assim o nível do debate, bem como reduzir a utilidade de contas “descartáveis” que visam publicar comentários impróprios, manipular discussões ou sabotar o próprio sistema de moderação da comunidade.


Porque é que não consigo comentar artigos antigos?

Para promover uma moderação mais efectiva e eficaz dos comentários, o PÚBLICO vai mantê-los abertos durante um período limitado no tempo: 72 horas após a publicação do artigo.


O PÚBLICO pratica censura?

O PÚBLICO não pratica censura. A participação na comunidade está sujeita ao cumprimento de regras elementares de cordialidade e legalidade, como acontece em qualquer outro espaço moderado (um fórum, uma assembleia, um clube, etc). Estas regras são aceites no momento do registo da sua conta. O cumprimento destas regras é verificado, em primeira instância, pela própria comunidade e não pela redacção do PÚBLICO. Se não concordar com estas regras, é livre de utilizar qualquer outra plataforma online, pelo que a sua liberdade de expressão não está posta em causa.


Porque é que o PÚBLICO não permite críticas ao partido X, ao clube Y ou ao jornalista Z?

Permitimos críticas, incluindo ao PÚBLICO. Faça-as de forma construtiva e fundamentada, sem recurso a insultos, acusações criminais, insinuações ou generalizações, se e quando for relevante, e a comunidade publicará o seu comentário.


Porque é que o meu comentário foi rejeitado ou excluído?

O seu comentário terá sido rejeitado pela comunidade, que entendeu que não cumpria as regras. Ou terá sido excluído pelo PÚBLICO após denúncia da comunidade. Em todo o caso, tal acontece ao abrigo das regras da comunidade. Leia-as e verifique se o seu comentário infringiu alguma. Se entender que foi tomada uma decisão errada, contacte-nos e fundamente o seu recurso. Ressalvamos que não responderemos se entendermos que a rejeição foi justificada.


Porque é que o meu comentário ainda não apareceu? Devo submetê-lo novamente?

Salvo erro técnico, e caso não tenha sido rejeitado, é provável que o seu comentário ainda não tenha sido objecto de moderação pela comunidade. Tal depende da disponibilidade dos leitores do PÚBLICO, pelo que pode demorar vários minutos, horas ou mesmo dias, sobretudo em períodos nocturnos, de fim-de-semana ou de férias, ou em artigos com menos leitura. Nesse caso, aguarde. Não deve submeter novamente o mesmo comentário. Caso o faça, está a incumprir as nossas regras.


Não consigo mesmo submeter um comentário. Acho que há algum problema técnico.

Contacte-nos. Reencaminharemos a sua mensagem ao nosso departamento técnico.


Posso editar o meu comentário depois de o comentar?

Não. Por favor, leia bem o seu comentário antes de o publicar.


Foi publicado um comentário impróprio. O que posso fazer?

Denuncie o comentário através das ferramentas da comunidade. A redacção do PÚBLICO avaliará a denúncia. Recordamos que deve denunciar apenas os comentários que infringem as regras da comunidade, e não os comentários que não expressam o seu ponto de vista.


Porque é o que o PÚBLICO escolhe certos leitores para serem moderadores?

O PÚBLICO não escolhe os moderadores da comunidade. Os leitores do PÚBLICO tornam-se moderadores a partir de um determinado nível de reputação, que resulta do número e qualidade das suas participações na comunidade. Este sistema de reputação é automático.

Não revelamos a identidade do autor da rejeição. Queremos desta forma proteger a sua privacidade e evitar qualquer acto de retaliação ou condicionamento. Não exigimos justificação para a rejeição de um comentário, apenas pedimos que sejam observadas as regras da comunidade. Se entender que não foi o caso, contacte-nos.


Posso criticar o PÚBLICO e os seus jornalistas?

Pode criticar a nossa abordagem noticiosa ou a qualidade de um artigo. Pedimos-lhe apenas que o faça de forma construtiva e fundamentada. Mas não aceitaremos ataques pessoais ou qualquer tipo de insinuação dirigida aos nossos jornalistas, colunistas e convidados. Relembramos ainda que existe uma ferramenta própria para sugerir correcções ao autor e editores no final de cada artigo: o botão “Sugerir Correcção”.


Sou assinante do PÚBLICO. Podem rejeitar os meus comentários ou expulsar-me da comunidade?

Sim. Ser assinante do PÚBLICO não confere qualquer imunidade relativamente às regras da comunidade. Em caso de expulsão, poderá continuar a ler o PÚBLICO e a utilizar todos os seus produtos, mas permanecerá excluído da comunidade. A ameaça de cancelamento da assinatura por parte do leitor não evita qualquer decisão do PÚBLICO relativamente à sua participação na comunidade.


Estou a ser perseguido por outro leitor ou moderador. O que posso fazer?

Contacte-nos. Explique-nos o que se passa e avaliaremos a situação.


Porque é que o PÚBLICO não responde às minhas mensagens?

O PÚBLICO não dispõe de uma equipa dedicada exclusivamente à comunidade, pelo que pode demorar a responder à sua mensagem, sobretudo de noite ou durante fins-de-semana e feriados. Tentaremos responder quando for possível, mas reservamos o direito de não responder a mensagens que consideremos terem resposta nesta página ou nas regras da comunidade.