IP encurtou em 1218 metros o comprimento das plataformas das estações na linha da Beira Alta

Nas modernizações em curso, a IP tem vindo a reduzir o comprimento das plataformas das estações, limitando a capacidade da CP em oferecer comboios com mais carruagens.

Foto
Em Caminha, a IP só subiu a altura das plataformas numa parte da gare: quando a CP opera com comboios maiores do que as plataformas, uma parte da composição fica de fora DR
Ouça este artigo
00:00
04:45

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Um dos factores críticos na exploração ferroviária é a dimensão das plataformas das estações e apeadeiros. Do seu comprimento depende também o comprimento dos comboios e a capacidade de oferta do operador. Em estações com plataformas curtas até podem parar comboios compridos, mas algumas carruagens ficam de fora, provocando problemas de segurança porque já não é hoje admissível que os passageiros desembarquem directamente para a via.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.