Produção do Tesla Model Y Juniper já arrancou em Berlim

Renovação do modelo foi apresentada na China e, logo no primeiro dia, foram registadas milhares encomendas. Versão europeia começou a ser produzida nesta terça na Gigafactory Berlin-Brandenburg.

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Visualmente, o Model Y passa a apresentar linhas mais elegantes, tendo descartado o logótipo no capot dr
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Já saiu da linha de produção da Tesla Gigafactory Berlin-Brandenburg o primeiro Model Y Juniper, que permanecerá na fábrica e será assinado pelos cerca de 12 mil operários. A informação, veiculada por alguns funcionários e que ainda não foi oficializada pela empresa norte-americana de Elon Musk, especificou que os trabalhadores da linha de montagem apenas receberam informação sobre a produção do Model Y Juniper no início da semana, noticiou o jornal económico alemão Handelsblatt, tendo as linhas sido alteradas durante um período de férias.

O Tesla Model Y Juniper foi lançado na China, na última quinta-feira, e, quase automaticamente, as configurações online em vários mercados asiáticos adoptaram as novas linhas e características. O automóvel começará a chegar inicialmente aos mercados australiano e chinês (as primeiras entregas estão previstas para Março), mas é de esperar que, com o arranque da produção na fábrica de Grünheide, não tarde a estar disponível em solo europeu.

Visualmente, o Model Y passa a apresentar linhas mais elegantes, tendo descartado o logótipo no capot e adoptado a assinatura luminosa apresentada com o Cybercab, que corta o automóvel na horizontal, tanto à frente como atrás. Na dianteira, destaque para as formas do pára-choques, que parece sair do carro, enquanto de perfil são realçados os novos desenhos de jantes, que podem ser de 19 ou 20 polegadas.

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No capítulo do conforto, o Tesla Model Y passa a poder contar com bancos dianteiros ventilados dr

No interior, mais novidades, ainda que muito ligadas ao que já se vira na actualização do Model 3: o ecrã central, onde se gere tudo, da climatização à condução, incluindo caixa de velocidades, cresceu para 15,4 polegadas, ao passo que os passageiros da segunda fila passaram a contar com um ecrã de 8 polegadas. Tal como no 3, este Y chega aprimorado no que diz respeito à escolha dos materiais, mais macios ao toque, mas também no rigor da construção. E no que diz respeito às luzes indicadoras de mudança de direcção, a Tesla fez marcha-atrás na solução de os colocar no volante, como se viu no Model 3, tendo sido alvo de muitas críticas, e deixou ficar a manete física. No capítulo do conforto, o Model Y passa a poder contar com bancos dianteiros ventilados.

Outras alterações prendem-se com a dinâmica de condução, com a Tesla a garantir que se esforçou para reduzir a aspereza do rolamento e aumentar a insonorização do habitáculo. Já no que diz respeito às mecânicas, na China, onde o modelo se estreou, há uma variante de tracção traseira com autonomia para 593 quilómetros CLTC, que é uns pontos mais optimista que o europeu WLTP, e outra quatro rodas motrizes e com autonomia esticada até aos 719 quilómetros. Em termos de prestações, o primeiro acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e o segundo em 4,3 segundos; a velocidade máxima de 201 km/h é comum a ambas. Na China, os preços foram fixados nos 263.500 yuan (34.895€) e 303.500 yuan (40.190€), respectivamente.

A Tesla comunicou um recorde de entregas globais no quarto trimestre, mas o total do ano de 2024 registou um ligeiro declínio (1,07%), de 1.808.581 em 2023 para 1.789.226 veículos. O Model 3 e Model Y representaram 95% das unidades entregues. Em Portugal, o Tesla Model 3 foi o terceiro automóvel com mais registos de matrículas no ano passado; o Model Y ficou em 16º lugar.

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