Fotogaleria
As selfies mais épicas de astronautas no espaço
Estas selfies foram tiradas por astronautas durante passeios espaciais fora da Estação Espacial Internacional (ISS), para fazerem arranjos e actualizações no equipamento da estação e no seu conjunto de instrumentos científicos, apresenta a NASA.
São selfies "fora deste mundo". Mostram astronautas sorridentes, como Anne McClain, a mais de 400 quilómetros da superfície da Terra. Outros fotografam-se durante um passeio fora do normal: um passeio espacial. Num dessas caminhadas espaciais, o astronauta da NASA Mike Hopkins, engenheiro de voo da Expedição 38, fez parte da tripulação que vai substituir uma bomba de água avariada no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), em órbita da Terra — e tem uma selfie para o provar.
Noutra das imagens, o engenheiro de voo da Expedição 59, David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadiana, parece bem tranquilo num passeio espacial de seis horas e meia, formalmente designados por Actividade Extraveicular (EVA).
As câmaras são um elemento indispensável dos equipamentos das equipas nas viagens extraterrestres, desde o início da exploração espacial. Para se fotografarem, os astronautas (e os robots, como o Perseverance, em Marte) usam uma câmara protegida dos riscos da microgravidade por uma capa protectora.
O auto-retrato de Buzz Aldrin durante a missão Gemini 12, em 1966, é a primeira selfie tirada no espaço, fora das naves. A imagem faz parte de uma colecção de impressões de centenas de fotografias vintage dos astronautas pioneiros da NASA, tiradas no espaço e na Lua nas primeiras décadas da exploração espacial, intitulada From the Earth to the Moon: Vintage NASA Photographs e leiloada em 2015.