Morreu Silvério do Canto, "figura incontornável do jornalismo turístico em Portugal", criador do Presstur, "projecto que, há mais de 20 anos, informa o sector com rigor e paixão", como destaca a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) numa nota de pesar e homenagem.
Silvério do Canto dedicou a sua carreira inicialmente ao jornalismo económico, incluindo no seu currículo ter integrado as equipas fundadoras e de direcção de meios como o jornal Diário Económico, Semanário Económico ou revista Expansão.
Antes disso, a sua carreira inclui também os trabalhos de jornalista e correspondente parlamentar do Portugal Hoje, jornal diário que existiu poucos anos no pós-25 de Abril, de chefe de redacção da ANOP (que antecedeu a agência Lusa) ou de jornalista da Lusa, resumia recentemente a APAVT. A dado passado, e durante alguns anos, refere-se, trabalhou na agência Media Consulting, tendo sido responsável pela comunicação da TAP.
Em 2004, Silvério do Canto viu no jornalismo turístico, particularmente direccionado para profissionais uma boa aposta, tendo criado o Presstur, "jornal especializado em viagens e turismo, dirigido a profissionais do sector e consumidores de viagens", que, actualmente, tem edição online e é chefiado pelo filho Luís Canto, contando também com o outro filho na equipa, João Canto.
Silvério, assinala a associação, "deixa um legado que continuará vivo através da dedicação dos seus filhos, Luís e João, que já trabalhavam ao seu lado".
No ano passado, nos finais de Outubro, a APAVT distinguiu o Presstur, “pelos relevantes serviços prestados em prol do turismo”, com a Medalha de Prata de Mérito Turístico. Na altura, foi destacada a figura de Silvério do Canto como um “garante do rigor e da qualidade” da informação.