Pedro Pablo Pichardo deixa o Benfica

O atleta luso-cubano, campeão olímpico no triplo salto, estava em rota de colisão com o clube “encarnado” há vários meses.

Foto
Pedro Pichardo MURAD SEZER / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Pedro Pablo Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em 2021, anunciou em comunicado que tomou a decisão de deixar de ser atleta do Benfica, emblema que representava desde 2018. De acordo com o atleta, os motivos para a sua saída do clube "encarnado" têm a ver com "divergências irreconciliáveis com o Sport Lisboa e Benfica", que inviabilizam a sua continuidade no clube, lê-se no comunicado de Pichardo.

"O assunto está a ser levado às instâncias competentes, pelo que a partir deste dia não irei mais pronunciar-me sobre este tema, focando-me única e exclusivamente na vertente desportiva", acrescentou o luso-cubano no comunicado que publicou nas redes sociais, tendo ainda deixado alguns agradecimentos: "Quero agradecer publicamente aos adeptos do Sport Lisboa e Benfica, aos meus patrocinadores, à Federação Portuguesa de Atletismo, ao Comité Olímpico de Portugal e à Câmara Municipal de Setúbal pelo apoio incondicional ao longo destes anos, sem os quais não teria sido possível atingir os objectivos."

Pichardo que estava contratualmente ligado ao Benfica até ao fim dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, conquistou nos últimos sete anos o título de campeão olímpico do triplo salto, campeão do mundo e campeão europeu, além de ter conquistado três Ligas de Diamante de atletismo, conquistou a medalha de prata nos mais recentes Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O atleta, de 31 anos, campeão do mundo em Oregon 2022 e europeu em Munique 2022, mantinha um diferendo com o Benfica pelo menos desde 2023. Nessa altura, após a conquista do título europeu em pista coberta, em Istambul 2023, foi tornado público o ambiente de mal-estar do atleta com a directora do projecto olímpico e do atletismo "encarnado", Ana Oliveira, tendo, no ano passado, Pichardo recusado aceitar o processo de filiação na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

A separação entre Pichardo e Benfica surge num ano em que irão disputar-se Europeus em pista coberta, em Apeldoorn, nos Países Baixos, entre 6 e 9 de Março, Mundiais indoor, em Nanjiing, na China, entre 21 e 23 de Março, e ainda Campeonatos do Mundo ao ar livre, em Tóquio, entre 13 e 21 de Setembro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários