Os melhores treinadores do mundo
Arrumemos já a questão: são os argentinos. Mas os portugueses tomaram a América do Sul e voltaram a ser procurados pela elite europeia.
“Quero ver que treinador português vai ganhar uma Libertadores. Nem daqui a 100 anos”. Vinte e quatro meses depois de Jorge Jesus ter verbalizado esta profecia, em 2019, Abel Ferreira vencia pela segunda vez consecutiva a maior prova de clubes da América do Sul. Por paradoxo, o antigo treinador de Benfica e Sporting também dissera, em 2016 e 2018 (e em 2021, 2023 e 2024), que “os treinadores portugueses são os melhores do mundo”. Dezenas de outros técnicos foram bolsando o mesmo, com mais frequência nos últimos meses, que viram Artur Jorge (ex-Braga) chegar à terceira Copa Libertadores lusíada pós-alvitre de Jesus; Ruben Amorim elevado a messias do gigantesco Manchester United, e Sérgio Conceição arrancar no Milan com vitórias sobre dois gigantes e o terceiro troféu milanês desde 2012.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.